Nome da Atividade
A CANÇÃO POPULAR NOS SEC. XX E XXI
CÓDIGO
05001487
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudar os elementos característicos da canção popular através de uma análise crítica dos principais investigadores do gênero no Brasil. Aprofundar nos tópicos de história da música popular brasileira, da contribuição das matrizes africanas, indígenas e europeias para a formação do gênero no Brasil, assim como Cultura popular, indústria cultural e tecnologia.

Objectives

Objetivo Geral:

Conhecer as especificidades do gênero conhecido como “Canção Popular”, seus nexos históricos, sociais e estéticos e seus expoentes representativos. Reconhecer a contribuição Etnico-Racial das Matrizes Afro-diaspóspóricas, Indígenas e de outras matrizes culturais que integram o pensamento musical brasileiro em sua diversidade. Abordar a trajetória do desenvolvimento do gênero no Brasil. Conhecer a obra de compositores que definiram movimentos culturais. Abordar as discussões atuais sobre o assunto em diferentes abordagens teórico-metodológicas. Produzir análise e apreciação crítica sobre o tema e identificar implicações da produção cancionística no âmbito dos Direitos Humanos e movimentos civis.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MAIA, L. E.. Quereres de Caetano: a canção como literatura expandida.. ORGANON, v. 34, n.67, p. 1-29, 2019. Disponível em:http://www.guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7155
  • TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2012. 322 p
  • VIANNA, Hermano. O mistério do samba. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. 193 p.

Bibliografia Complementar:

  • NAPOLITANO, Marcos. Seguindo a canção. São Paulo: Annablume, 2001. (disponível em https://www.academia.edu/3821530/SEGUINDO_A_CANCAO_digital)
  • SANDRONI, Carlos. Adeus à MPB. Em: CAVALCANTE, Berenice; STARLING, Heloisa; EISENBERG, José (Org.). Decantando a República: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. V.1. Outras conversas sobre os jeitos da canção. Rio de janeiro, São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, Nova Fronteira: 2004. p. 23-35.
  • SEVERIANO, Jairo; MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo: 85 anos de músicas brasileiras: vol.1: 1901-1957.
  • NAVES, Santuza Cambraia. A canção brasileira: leituras do Brasil através da música. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
  • VALENTE, Heloísa de A.; COLI, Juliana (org.). Entre gritos e sussurros: os sortilégios da voz cantada. São Paulo: Letra e Voz, 2012.

Page generated on 2024-05-25 23:46:12 (query took 0.067055s)