Nome da Atividade
ARRANJO II
CÓDIGO
05001493
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Aprimorar a escrita e organização do material musical, estimulando a criação e a prática de arranjos
instrumentais e vocais, baseadas nas técnicas mecânicas e não mecânicas de harmonização em bloco,
para formações instrumentais e vocais.

Objectives

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno para a elaboração de arranjos instrumentais e/ou vocais utilizando-se de técnicas
mecânicas de harmonização em bloco a 3 e 4 vozes com drops 2, 4 e 2+4, e tríades de estrutura
superior.
Aprimorar técnicas de escrita e de organização do material musical;
Aprimorar estéticas específicas de identidade sonora explorando formações para quartetos de cordas
friccionadas, dedilhadas, flautas transversais e grupos vocais.
Aprimorar a criação musical para formações específicas a partir de diferente estilos de música popular
Aprofundar as etapas planificação de um arranjo vocal e/ou instrumental
Aplicar as técnicas de escrita e organização do material musical através da planificação e execução de
um arranjo para uma das formações descritas no item anterior.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ADOLFO, Antônio. Arranjo: Um enfoque atual. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1997.
  • FARIA, Nelson; KORMAN, Cliff. Inside the Brazilian rhythm section. Petaluma, CA, USA: Sher Music.Co., 2001.
  • GUEST, Ian. Arranjo Método Prático. Volumes 2 e 3. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1996.

Bibliografia Complementar:

  • GARCIA, Russell. The professional arranger composer. Hollywood, CA: Criterion Music, 1979.
  • TURKEL, Erik. Arranging Techniques for Synthesists. New York: AMSCO Publications, 1988.
  • FARIA, Nelson; KORMAN, Cliff. Inside the Brazilian rhythm section. Petaluma, CA, USA: Sher Music.Co., 2001.
  • PULLIG, Ken; PEASE, Ted. Voicings: Arranging for Small and Medium ensembles. Boston: Berklee Press, 2001.
  • ARAGÃO, Paulo. Pixinguinha e a gênese do arranjo musical brasileiro (1929 a 1935). Rio de Janeiro: UNIRIO, 2001. 125 p. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

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