Nome da Atividade
ARRANJO II
CÓDIGO
05001493
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Aprimorar a escrita e organização do material musical, estimulando a criação e a prática de arranjos
instrumentais e vocais, baseadas nas técnicas mecânicas e não mecânicas de harmonização em bloco,
para formações instrumentais e vocais.
instrumentais e vocais, baseadas nas técnicas mecânicas e não mecânicas de harmonização em bloco,
para formações instrumentais e vocais.
Objectives
Objetivo Geral:
Capacitar o aluno para a elaboração de arranjos instrumentais e/ou vocais utilizando-se de técnicasmecânicas de harmonização em bloco a 3 e 4 vozes com drops 2, 4 e 2+4, e tríades de estrutura
superior.
Aprimorar técnicas de escrita e de organização do material musical;
Aprimorar estéticas específicas de identidade sonora explorando formações para quartetos de cordas
friccionadas, dedilhadas, flautas transversais e grupos vocais.
Aprimorar a criação musical para formações específicas a partir de diferente estilos de música popular
Aprofundar as etapas planificação de um arranjo vocal e/ou instrumental
Aplicar as técnicas de escrita e organização do material musical através da planificação e execução de
um arranjo para uma das formações descritas no item anterior.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ADOLFO, Antônio. Arranjo: Um enfoque atual. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1997.
- FARIA, Nelson; KORMAN, Cliff. Inside the Brazilian rhythm section. Petaluma, CA, USA: Sher Music.Co., 2001.
- GUEST, Ian. Arranjo Método Prático. Volumes 2 e 3. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1996.
Bibliografia Complementar:
- GARCIA, Russell. The professional arranger composer. Hollywood, CA: Criterion Music, 1979.
- TURKEL, Erik. Arranging Techniques for Synthesists. New York: AMSCO Publications, 1988.
- FARIA, Nelson; KORMAN, Cliff. Inside the Brazilian rhythm section. Petaluma, CA, USA: Sher Music.Co., 2001.
- PULLIG, Ken; PEASE, Ted. Voicings: Arranging for Small and Medium ensembles. Boston: Berklee Press, 2001.
- ARAGÃO, Paulo. Pixinguinha e a gênese do arranjo musical brasileiro (1929 a 1935). Rio de Janeiro: UNIRIO, 2001. 125 p. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.