Nome da Atividade
HARMONIA I
CÓDIGO
05001480
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo dos princípios elementares de funcionamento e escrita da harmonia tonal, nos modos maior e menor, abrangendo o vocabulário diatônico.

Objectives

Objetivo Geral:

Desenvolver a capacidade de percepção, escrita e análise dos conteúdos estudados, relacionando-os a músicas de diferentes gêneros e estilos do repertório de concerto e popular.
Objetivos específicos:
• Estudar a formação de acordes de três e quatro sons e suas inversões.
• Conhecer diferentes formas de cifragem, seus significados e utilidades musicais.
• Realizar a elaboração melódica e a condução a 4 vozes em encadeamentos dados.
• Refletir sobre e discutir os princípios da harmonia tonal, conscientizando os motivos pelos quais cada um deles existe.
• Contextualizar musicalmente e reconhecer auditivamente os elementos estudados. • Refinar a grafia musical.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHEDIAK, Almir. Dicionário de acordes cifrados, com representação gráfica para violão (guitarra), contendo também noções de estrutura dos acordes, exercícios de progressões harmônicas e musicais analisadas. 10. ed. [S.l.]: [s.n.], 1984.
  • KOSTKA, Stefan M.; PAYNE, Dorothy; ALMÉN, Byron. Tonal harmony: with an introduction to twentieth-century music. 7th ed. Boston: McGraw-Hill Higher Education, 2013.
  • ZAMACOIS, Joaquín. Tratado de Armonía – Libro I. Barcelona: Editorial Labor, 1978-1979.

Bibliografia Complementar:

  • ALDWELL, Edward; SCHACHTER, Carl. Harmony & Voice Leading. 2nd Ed. Orlando: Harcourt Brace Jovanovich Inc., 1989.
  • GUEST, Ian. Arranjo: Método Prático, Vol. 2. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1996.
  • HINDEMITH, Paul. Curso condensado de harmonia tradicional: com predominio de exercícios e um mínimo de regras. São Paulo: Irmãos Vitale, 1949.
  • PISTON, Walter. Harmony. 5. ed. New York: Norton & Company, 1987. (ed. Original:1941).
  • SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Traduzido por Marden Maluf. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 40 26 Música - Canto (Bacharelado)
Música - Ciências Musicais (Bacharelado)
Música - Composição (Bacharelado)
Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
Música - Piano (Bacharelado)
Música Popular (Bacharelado)
Música - Violão (Bacharelado)
Música - Violino (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
CLARISSA FIGUEIRÓ FERREIRA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
HARMONIA I Música - Canto (Bacharelado)
HARMONIA I Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
HARMONIA I Música - Violino (Bacharelado)
HARMONIA I Música - Piano (Bacharelado)
HARMONIA I Música - Violão (Bacharelado)
HARMONIA I Música - Ciências Musicais (Bacharelado)

Page generated on 2024-05-25 23:38:27 (query took 0.989836s)