Nome da Atividade
CONTRAPONTO III
CÓDIGO
05001736
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina trata do estudo das técnicas de escrita contrapontística a três vozes e quatro vozes invenções a três vozes. E aborda o estudo da fuga, e seus elementos constitutivos: estruturação harmônica, fuga real e tonal, unidade temática, o contra-sujeito, contraponto duplo, e os episódios. Composição de fugas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver a técnica contrapontística e explorar suas capacidades composicionais no âmbito das tecnologias, interfaces, ferramentas e recursos da Educação à Distância. Estudo da Fuga, a composição de peças contrapontísticas a três e quatro vozes. Utilização de técnicas contrapontísticas em contextos não tonais. Integração entre compositores e intérpretes visando a interpretação e registro digital das composições dos alunos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • KENNAN, Kent Wheeler. Counterpoint: based on eighteenth century practice. New Jersey, EUA: Prentice - Hall, 1959. 211 p.
  • ROTEM, Elan & Schubert, Peter. Stretto Fuga. Early Music Sources. Disponível em: . Acesso em: 8 set. 2022
  • TRAGTENBERG, Lívio. Contraponto, uma arte de compor. São Paulo: Edusp, 1994.

Bibliografia Complementar:

  • BELKIN, Alan. Principles of Counterpoint. Alan Belkin Music. Disponível em: . Acesso em: 8 set. 2022.
  • LESTER, Joel. Compositional theory in the eighteenth century. Cambridge: Harvard University Press, 1992. 355 p.
  • REGER, Max. Contribuciones al estudio de la modulación. Madrid: Real Musical, c1978. 88 p.
  • SALZER, Felix; SCHACHTER, Carl. El contrapunto en la composicion: el estudio de la conducción de las voces. Barcelona: Idea Books, 1999. xx, 449 p. ISBN 8482361333.
  • TOCH, Ernst. The shaping forces in music: an inquiry into the nature of harmony, melody, counterpoint and form. New York: Dover, c1977. 260 p.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2025 / 2 10 1 Música - Composição (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
ROGERIO TAVARES CONSTANTE
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
CONTRAPONTO III Música - Composição (Bacharelado)
CONTRAPONTO III Música Popular (Bacharelado)

Página gerada em 27/12/2025 22:43:54 (consulta levou 0.146169s)