Nome da Atividade
TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IV
CÓDIGO
05001484
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Intensificação dos estudos de aspectos teóricos da música, com ênfase na leitura, notação e percepção musicais, bem como dos fundamentos do sistema tonal. Desenvolvimento de uma postura crítica frente ao próprio saber nos campos da Teoria Musical, Percepção e Solfejo, no sentido de traçar estratégias para aprimoramento posterior em caráter autodidata.
Objectives
Objetivo Geral:
Aprofundar e aprimorar os conhecimentos e habilidades dos alunos no que diz respeito à notação, leitura, percepção, improvisação, criação e teoria musicais, garantindo a eles subsídios teóricos, práticos e cognitivos necessários às demais disciplinas do curso de música. Contribuir com como o desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades e competências indispensáveis ao profissional da área da música, capaz de atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical.Aprofundar os conhecimentos e habilidades dos alunos no que diz respeito à notação, grafia e leitura musicais. * Fortalecer a consciência tonal, rítmica, textural e timbrística.
Aprofundar o estudo sistemático dos elementos constitutivos do sistema tonal.
Aprimorar a percepção auditiva das estruturas musicais estudadas, e a compreensão de seus significados e relações, bem como a capacidade de transcrição e grafia destas estruturas.
Aprimorar a afinação vocal, precisão rítmica e coordenação motora. Intensificar o estudo de estruturas musicais em contexto não-tonal.
Contextualizar elementos teóricos, relacionando-os com a prática musical cotidiana e com repertório musical pertinente.
Desenvolver o ouvido interno e memória, no que diz respeito a estruturas musicais.
Desenvolver a capacidade de interpretação musical individual e em grupo.
Desenvolver competências relacionadas à criação musical nos âmbitos da composição e improvisação
Desenvolver a independência do estudante no sentido de identificar suas necessidades de estudo complementar em Teoria Musical, Percepção e Solfejo, bem como de traçar estratégias de estudo individual em caráter autodidata.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARCANJO, Samuel. Lições elementares de teoria musical. Rio de Janeiro: Ricordi Brasileira, [ 19-- ]. 162 p.
- BONA, Pasquale. Método completo de divisão musical. São Paulo: Ricordi Brasileira, 19--. XI, 76 p.
- LEMOINE, ENRIQUE; CARULLI, G. Solfeo de los Solfeos. vol.3a. Buenos Aires, Ricordi Americana.
Bibliografia Complementar:
- GRAMANI, Jose Eduardo. Ritmica. [ Sao Paulo ]: Perspectiva, [ 1988 ]. 204 p.
- HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para músicos. São Paulo: Ricordi,1975.
- MED, Bohumil. Solfejo. 3. ed. Brasília: MusiMed, 1986. 150 p. (Serie Musicologia; 2).
- MED, Bohumil. Teoria da música. 4.ed.rev.ampl. Brasília: MusiMed, 1996. 416 p.
- NASCIMENTO, Frederico do. Metodo de solfejo: 3o ano. Rio de Janeiro: Eulenstein Musica, 1939. 60 p.