Nome da Atividade
PRODUÇÃO CULTURAL
CÓDIGO
05001481
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA EAD
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo da arte como profissão, do mercado cultural, da Cadeia Produtiva e da Economia da Cultura. Elaboração e gestão de projetos culturais. Produção Textual. Planejamento Cultural. Organização de Eventos. Captação e Financiamento de projetos culturais. Produção Executiva. Tópicos de Legislação e Políticas Culturais.
Objectives
Objetivo Geral:
Conhecer a área de produção cultural, produção executiva e elaboração de projetos como campo parceiro do artista e ativista cultural. Compreender como se relacionam os elos da Cadeia Produtiva da Cultura e Indústria Criativa. Informar-se sobre as discussões relacionadas às Políticas Públicas para o Setor, incluindo a interface entre Cultura e Direitos Humanos, Questões Étnico Raciais, ações afirmativas, políticas de cotas, contrapartidas e reparações sociais e medidas de Sustentabilidade e tópicos de Educação Ambiental e Economia Solidária. Desenvolver a produção textual e a concepção de projetos culturais, e todas as suas etapas e especificidades. Acompanhamento de projetos em execução. Explorar as ferramentas virtuais pertinentes à elaboração e proposição de projetos através da Plataforma de Educação à Distância da UFPEL.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. 2.ed. São Paulo, Iluminuras / Fapesp, 2014.
- COSTA, Leonardo Figueiredo. Profissionalização da organização da cultura no Brasil: uma análise da formação em produção, gestão e políticas culturais. Tese de Doutorado UFBA, 2013. (Disponível em http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8674)
- SUMAN, Katia. O jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock. Dissertação de Mestrado. Unisinos, 2006. (Disponível em http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2613)
Bibliografia Complementar:
- BARRETO, Alexandre. Aprenda a organizar um show. Alê Barreto, independente, 2007 (Disponível em https://www.academia.edu/8393682/Aprenda-a-Organizar-um-Show-Al%C3%AA-Barreto)
- BARROS, José Márcio. O artista como trabalhador no Plano Nacional de Cultura. In: Políticas Culturais em Revista, 1(7), p. 1-16, 2014. www.politicasculturaisemrevista.ufba.br
- Brasil. Ministério da Cultura. Economia e Política Cultural: acesso, emprego e financiamento. Frederico A. Barbosa da Silva, autor – Brasília: Ministério da Cultura, 2007. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3245
- NAPOLITANO, Marcos. História e Música: História cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
- NÚÑEZ, Tarson. O mercado musical e a cadeia produtiva da música no RS. Indicadores Econômicos FEE, v. 45, n. 2, p. 97-110, 2018. (Disponível em https://revistas.dee.spgg.rs.gov.br/index.php/indicadores/article/view/4041)