Nome da Atividade
TÓPICOS EM TEORIA MUSICAL
CÓDIGO
05001610
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo de tópicos selecionados de Teoria Musical e Percepção Auditiva, com ênfase na leitura, notação e percepção musicais, bem como nos fundamentos do sistema tonal.

Objectives

Objetivo Geral:

Estudos dirigidos sobre Teoria Musical e Percepção Auditiva a fim de contribuir com o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades e competências indispensáveis ao profissional da área da música que seja capaz de atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical.
Investigação e mapeamento do estado atual dos conhecimentos em Teoria Musical dos estudantes.
Contextualizar, abordar e discutir as diversas modalidades de atividades tradicionalmente previstas em um curso de Teoria Musical e Percepção Auditiva, tais como leitura em diversas claves, solfejo, divisão e articulação rítmica, percepção auditiva, transcrição, notação, tópicos teóricos.
Estudo das regras de notação musical, aprimoramento da capacidade de percepção auditiva de estruturas musicais, transcrição e grafia destas estruturas, bem como da compreensão de seus significados e relações.
Aprimoramento de competências relacionadas à criação musical nos âmbitos da improvisação e composição musicais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BONA, Pasquale. Método completo de divisão musical. São Paulo: Ricordi Brasileira, [19--]. xi, 76 p.
  • LEMOINE, Enrique; CARULLI, G. Solfeo de los sofeos. [s.l.]: Garrot, [19--]. v.1
  • MED, Bohumil. Teoria da música. 4.ed.rev.ampl. Brasília: MusiMed, 1996. 416 p. (Série musicologia; 17).

Bibliografia Complementar:

  • GORDON, Edwin. Teoria de aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000. 513 p.
  • HINDEMITH, Paul. Treinamento elementar para músicos. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1975. 234 p.
  • LACERDA, Oswaldo. Regras de grafia musical. São Paulo: Irmãos Vitale, 1974. 76 p.
  • MED, Bohumil. Solfejo. 3. ed. Brasília: MusiMed, 1986. 150 p. (Série Musicologia; 2)
  • CARDOSO, Belmira; MASCARENHAS, Mário (Org.). Curso completo de teoria musical e solfejo. 14. ed. São Paulo: Irmãos Vitale, 1996. 194 p. ISBN 8585188170.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TÓPICOS EM TEORIA MUSICAL Música - Canto (Bacharelado)
TÓPICOS EM TEORIA MUSICAL Música - Composição (Bacharelado)
TÓPICOS EM TEORIA MUSICAL Música - Violino (Bacharelado)
TÓPICOS EM TEORIA MUSICAL Música - Violão (Bacharelado)
TÓPICOS EM TEORIA MUSICAL Música Popular (Bacharelado)
TÓPICOS EM TEORIA MUSICAL Música - Ciências Musicais (Bacharelado)
TÓPICOS EM TEORIA MUSICAL Música - Piano (Bacharelado)
TÓPICOS EM TEORIA MUSICAL Música - Flauta Transversal (Bacharelado)

Page generated on 2024-11-22 19:10:38 (query took 0.125531s)