Nome da Atividade
SEQUENCIAMENTO E ORQUESTRAÇÃO MIDI
CÓDIGO
05001605
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina aborda a utilização de softwares de sequenciamento MIDI e gravação multipista, bem como as principais técnicas de sequenciamento MIDI.

Objectives

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno quanto à utilização das tecnologias musicais de interpretação MIDI, instrumentos virtuais MIDI, samplers e softwares de sequenciamento e edição de áudio multipista.
Possibilitar ao aluno preparar renderizações MIDI de padrão profissional de suas composições acústicas, ampliando a discussão sobre suas decisões composicionais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FRITSCH, Eloi Fernando. Música eletrônica : uma introdução ilustrada. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2008.
  • MIRANDA, Eduardo Reck. Composing music with computers. Amsterdam: Elsevier, 2006.
  • PEJROLO A., DEROSA, R. Acoustic and MIDI Orchestration for the Contemporary Composer. Oxford: Elsevier, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • ALVES, Luciano, 1956. Fazendo música no computador. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
  • COOK, Nicholas. A guide to musical analysis. New York: W.W. Norton & Company, 1987.
  • GRIFFITHS, Paul. A música moderna: uma História concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
  • KENNAN, Kent Wheeler, GRANTHAM, Donald. The technique of orchestration. 6. ed. Ipper Sadle River: Printice Hall, 2002.
  • WINKLER, Todd. Composing interactive music: techniques and ideas using max. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2001.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TÉCNICAS COMPOSICIONAIS DOS SÉCULOS XX E XXI - II Música - Composição (Bacharelado)

Page generated on 2024-10-05 15:55:02 (query took 0.134700s)