Nome da Atividade
HARMONIA III
CÓDIGO
05001492
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo da modulação, da harmonia modal (incluindo suas interações com o tonalismo) e de
fundamentos da harmonia tonal jazzística, incluindo acordes expandidos e alterados.

Objectives

Objetivo Geral:

Desenvolver a capacidade de percepção, escrita e análise dos conteúdos estudados, relacionando-os
a músicas de diferentes gêneros e estilos do repertório de concerto e popular.
Realizar a elaboração melódica e a condução a 4 vozes em encadeamentos dados e inventados.
Expandir o vocabulário harmônico diatônico e cromático estudado anteriormente. Ampliar os
conhecimentos da harmonia tonal, abrangendo especificidades do tonalismo jazzístico. Conhecer
linguagens harmônicas diferentes do tonalismo. Saber identificar os conteúdos estudados em
diferentes contextos musicais. Exercitar a elaboração e análise de encadeamentos harmônicos tonais
e modais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BUCHER, Hannelore. Harmonia Funcional Prática: Uma abordagem natural para desfazer o mito da complexidade da harmonia. Vitória: Edição do Autor, 2001.
  • KOSTKA, Stefan M.; PAYNE, Dorothy; ALMÉN, Byron. Tonal harmony: with an introduction to twentieth-century music. 7th ed. Boston: McGraw-Hill Higher Education, 2013.
  • ZAMACOIS, Joaquín. Tratado de Armonía: Libro III. Barcelona: Editorial Labor, 1978.

Bibliografia Complementar:

  • EVERETT, Walter. The Foundations of Rock: from 'Blue Suede Shoes' to 'Suite: Judy Blue Eyes'. Oxford: Oxford University Press, 2009.
  • FARIA, Nelson. A Arte da Improvisação para todos os instrumentos. Rio de Janeiro: Lumiar, 1991.
  • GUEST, Ian. Arranjo: Método Prático (incluindo técnicas especiais de sonoridade orquestral) vol. 3. Rio de Janeiro, Lumiar Editora, 1996.
  • PISTON, Walter. Harmony. 5. ed. New York: Norton & Company, 1987. (ed. Original: 1941).
  • WISNIK, Jose Miguel; ZISKIND, Helio. O som e o sentido: uma outra história das música. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 40 25 Música - Canto (Bacharelado)
Música - Ciências Musicais (Bacharelado)
Música - Composição (Bacharelado)
Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
Música - Piano (Bacharelado)
Música Popular (Bacharelado)
Música - Violão (Bacharelado)
Música - Violino (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
CLARISSA FIGUEIRÓ FERREIRA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
HARMONIA III Música - Canto (Bacharelado)
HARMONIA III Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
HARMONIA III Música - Violino (Bacharelado)
HARMONIA III Música - Piano (Bacharelado)
HARMONIA III Música - Violão (Bacharelado)
HARMONIA III Música - Ciências Musicais (Bacharelado)

Page generated on 2024-05-27 09:28:53 (query took 0.116476s)