Nome da Atividade
HARMONIA III
CÓDIGO
05001492
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo da modulação, da harmonia modal (incluindo suas interações com o tonalismo) e de
fundamentos da harmonia tonal jazzística, incluindo acordes expandidos e alterados.
fundamentos da harmonia tonal jazzística, incluindo acordes expandidos e alterados.
Objectives
Objetivo Geral:
Desenvolver a capacidade de percepção, escrita e análise dos conteúdos estudados, relacionando-osa músicas de diferentes gêneros e estilos do repertório de concerto e popular.
Realizar a elaboração melódica e a condução a 4 vozes em encadeamentos dados e inventados.
Expandir o vocabulário harmônico diatônico e cromático estudado anteriormente. Ampliar os
conhecimentos da harmonia tonal, abrangendo especificidades do tonalismo jazzístico. Conhecer
linguagens harmônicas diferentes do tonalismo. Saber identificar os conteúdos estudados em
diferentes contextos musicais. Exercitar a elaboração e análise de encadeamentos harmônicos tonais
e modais.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BUCHER, Hannelore. Harmonia Funcional Prática: Uma abordagem natural para desfazer o mito da complexidade da harmonia. Vitória: Edição do Autor, 2001.
- KOSTKA, Stefan M.; PAYNE, Dorothy; ALMÉN, Byron. Tonal harmony: with an introduction to twentieth-century music. 7th ed. Boston: McGraw-Hill Higher Education, 2013.
- ZAMACOIS, Joaquín. Tratado de Armonía: Libro III. Barcelona: Editorial Labor, 1978.
Bibliografia Complementar:
- EVERETT, Walter. The Foundations of Rock: from 'Blue Suede Shoes' to 'Suite: Judy Blue Eyes'. Oxford: Oxford University Press, 2009.
- FARIA, Nelson. A Arte da Improvisação para todos os instrumentos. Rio de Janeiro: Lumiar, 1991.
- GUEST, Ian. Arranjo: Método Prático (incluindo técnicas especiais de sonoridade orquestral) vol. 3. Rio de Janeiro, Lumiar Editora, 1996.
- PISTON, Walter. Harmony. 5. ed. New York: Norton & Company, 1987. (ed. Original: 1941).
- WISNIK, Jose Miguel; ZISKIND, Helio. O som e o sentido: uma outra história das música. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 1 | 40 | 23 |
Música - Canto (Bacharelado) Música - Ciências Musicais (Bacharelado) Música - Composição (Bacharelado) Música - Flauta Transversal (Bacharelado) Música - Piano (Bacharelado) Música Popular (Bacharelado) Música - Violão (Bacharelado) Música - Violino (Bacharelado) Horários
|
CLARISSA FIGUEIRÓ FERREIRA Professor Regente DAVI RAUBACH TUCHTENHAGEN Professor responsável pela turma |