Nome da Atividade
DESENHO SONORO
CÓDIGO
05001527
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina aborda o conceito artístico/criativo de desenho sonoro explorando o processo de criação e desenvolvimento de bibliotecas de sons e instrumentos virtuais do planejamento conceitual até o produto final.

Objectives

Objetivo Geral:

Introduzir os alunos aos processos de criação de bibliotecas de sons e instrumentos virtuais para o uso em projetos de composição sonora, produções audiovisuais para televisão, cinema, instalações, e outros projetos multimeios.
Apresentar os conceitos de objeto sonoro, sound design, instrumento virtual e instrumentalizar os alunos nas principais técnicas e ferramentas digitais de gravação/criação de amostras, edição e desenvolvimento de instrumentos virtuais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • COLLINS, K. Studying Sound: A Theory and Practice of Sound Design. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2020. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/labcomp/files/2022/09/Studying-Sound-A-Theory-and-Practice-of-Sound-Design.pdf.
  • FARNELL, Andy. Designing Sound. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2010. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/labcomp/files/2022/09/PureData-Designing_Sound-Andy_Farnell.pdf.
  • HOLGER, S, MAIER, C., KRAUSE, J. Sound Works: A Cultural Theory of Sound Design. Nova Iorque: Bloomsbury Academic, 2019. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/labcomp/files/2022/09/Sound-Works-A-Cultural-Theory-of-Sound-Design.pdf.

Bibliografia Complementar:

  • CETTA, Pablo. Captura y procesamiento de sonido. Bernal: Universidade Virtual de Quilmes, 2014.Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/labcomp/files/2022/09/Captura-y-procesamiento-de-sonidos.pdf.
  • FRITSCH, Eloi Fernando. Música eletrônica : uma introdução ilustrada. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2008.
  • LANGFORD, Simon. Digital Audio Editing. Londres: Focal Press, 2014.
  • MIRANDA, Eduardo Reck. Composing music with computers. Amsterdam: Elsevier, 2006.
  • PALÚ, Doriana Dal, GIORGI, Claudia de, LERMA, Beatrici, BUIATTI, Eleonora. Frontiers of Sound in Design.Turin, It: Springer International Publishing, 2018. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/labcomp/files/2022/09/Frontiers-of-Sound-in-Design.pdf.

Page generated on 2024-05-27 09:09:41 (query took 0.053762s)