Nome da Atividade
INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VII
CÓDIGO
05001555
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Aprimoramento da habilidades funcionais em instrumento de teclas com apoio à formação musical, e como ferramenta pedagógica, criativa e interpretativa.
Objectives
Objetivo Geral:
Habilidades avançadas no domínio funcional de instrumentos de teclas.Desenvolver ferramentas para o desenvolvimento de habilidades musicais através do teclado.
Ampliar a exploração de elementos da linguagem musical já trabalhadas nos módulos disciplinares precedentes.
Aprimorar habilidades como leitura, transposição, arranjo, e outras.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BREU, Maria; GUEDES, Zuleika Rosa. O piano na música brasileira: seus compositores dos primórdios até 1950. Porto Alegre: Movimento, 1992. 268 p.
- HEEREMA, Elmer. Progressive Class Piano: A Practical Approach for the Older Beginner. 2nd Edition. California State University, Northridge. 1984.
- LYKE, James e ENOCH Yvonne. Creative Piano Teachnig. Illinois: Stipes Publishing, 1987.
Bibliografia Complementar:
- ADOLFO, Antonio. O livro do músico: harmonia e improvisação para piano, teclados e outros instrumentos. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumiar, c1989. 182 p.
- AYREY, Craig; EVERIST, Mark (Ed.). Analytical strategies and musical interpretation: essays on nineteenth-and twentieth-century music. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. 321 p.
- BASTIEN, James W. How to teach piano successfully. 3. ed. San Diego: Kjos, 1995. 396 p.
- BOYD, Bill. An Introduction to jazz chord voicing for keyboard. New York: Hal Leonard, 1986.
- KAPLAN, José Alberto. O ensino do piano: o domínio psicomotor nas práticas curriculares da educação músico-instrumental. João Pessoa: Ed. Universitária UFPB, 1978. 37 p. (Coleção Texto didático. Série pedagógica).