Nome da Atividade
PERCUSSÃO II
CÓDIGO
05001579
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina se caracteriza de forma prática e consiste em incorporar o estudo de instrumentos melódicos de percussão, utilizando-os como ferramenta pedagógico musical. A disciplina apresentará
para os alunos os diferentes instrumentos melódicos de percussão, explicando a diferença entre seus timbres, forma de execução, baquetas, contextos e músicas nos quais eles estão inseridos. Além
disso, serão apresentados aos estudantes instrumentos percussivos feitos de materiais reutilizáveis e alternativos, oportunizando aos alunos que trabalhem a construção desses instrumentos de percussão
com seus discentes, além do fazer musical com os mesmos.

Objectives

Objetivo Geral:

Incorporar o estudo de instrumentos melódicos de percussão, mostrando seu uso como ferramenta pedagógica na formação acadêmica e na performance musical.
Inserir a técnica de utilização de baquetas para os diferentes instrumentos melódicos de percussão.
Estudar ritmos da música brasileira e latino-americana; Apresentar formas do fazer musical percussivo com materiais reutilizáveis e alternativos; Desenvolver habilidades de criação e composição de pequenas peças solo para percussão.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANPPOM - Caderno de Resumos do XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música, 2019. Disponível em: https://anppom.org.br/wp-content/uploads/2020/03/XXIX-Congresso-da-ANPPOM-Caderno-de-resumos-2019.pdf Acesso em 29 de ago. 2023
  • GROUT, Donald Jay. Palisca, Claude V. História da Música Ocidental. Lisboa : Gradiva , 1997.
  • PINTO, Alexandre Gonçalves. O choro. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1978, 2009. 208 p. (MPB reedições; 1).

Bibliografia Complementar:

  • GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1996. 214 p. (Manuais). ISBN 8526803808.
  • GIANESELLA, Eduardo Flores. Percussão orquestral brasileira: problemas editoriais e interpretativos. São Paulo : Editora Unesp, 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/113715/ISBN9788539303588.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em 29 de ago. 2023.
  • ZAMPRONHA, Edson S. Notação, representação e composição: um novo paradigma da escritura musical. São Paulo: Anna Blume, 2000.
  • WAGNER JÚNIOR, Otomar P.; TEMARY, Fabiane K. O ensino da percussão nas bandas e fanfarras escolares. 2002. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso). UNIRITER. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/bitstream/handle/1/937/WAGNER%20J%C3%9ANIOR,%20Otomar%20Pedro.pdf?sequence=1 Acesso em 29 de ago. 2023.
  • BENNETT, Roy. Uma Breve História da Música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1988.

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