Nome da Atividade
SEMINÁRIO DE PIANO V
CÓDIGO
05001795
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Orientação e acompanhamento no desenvolvimento do repertório ao longo do semestre, a partir de aulas em grupo.
Repertório e formação do pianista visando apresentações públicas.
Repertório e formação do pianista visando apresentações públicas.
Objectives
Objetivo Geral:
Desenvolver a prática de apresentação em público.Proporcionar conhecimento de repertório.
Apresentar para os colegas de área o projeto de práticas interpretativas em suas diferentes fases de desenvolvimento.
Conhecer e explorar diferentes repertórios.
Desenvolver acuidade estilística, percepção corporal e auditiva;
Desenvolver o espírito crítico a partir de discussões em grupo sobre as performances em aula.
Desenvolver a habilidade de elaborar, articular e verbalizar ideias construtivas sobre o trabalho dos colegas de área.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GUIGUE, Didier. Estética da sonoridade: a herança de Debussy na música do século XX. São Paulo: Perspectiva, 2011. 406 p. (Coleção signos/música ; 13).
- ROSEN, Charles. Sonata forms. Nova York: W. W. Norton, c1980. 344 p.
- SACRAMENTO, Cristiane Duarte. Afecções da música contemporânea: um estudo sobre a dimensão criadora na formação de uma professora de piano. Pelotas, 2009. 30f. TCCP (Especialização em educação). Faculdade de educação. Universidade Federal de Pelotas.
Bibliografia Complementar:
- CASELLA, Alfredo. El piano. Buenos Aires: Ricordi, 1998. 246 p.
- LACERDA, Moura. O piano: de um professor para um aluno. 2. ed. São Paulo: Irmãos Vitale, [1977]. 76 p.
- MANTOVANI, Michele Rosita. Perspectivas de deliberação do fenômeno da prática pianística em diferentes níveis de expertise. São Paulo: ANPPOM, 2019. 352 p.
- USZLER, Marienne. The well-tempered keyboard teacher. 2. ed. New York: Schirmer, 2000. 391 p.
- WILLIAMON, Aaron. Musical excellence: strategies and techniques to enhance performance. New York: Oxford University Press, 2004, 2008. 300 p.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M2 | 2024 / 2 | 10 | 0 |
Música - Piano (Bacharelado) Horários
|
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
SEMINÁRIO DO PIANO V | Música - Piano (Bacharelado) |