Nome da Atividade
PRÁTICA DE ESTÚDIO
CÓDIGO
05001504
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Introduzir os alunos à prática de gravação, edição, mixagem e masterização de áudio em estúdio digital. Introduzir noções básicas de acústica e percepção de timbres e frequências. Proporcionar noções básicas de estúdio digital. Introduzir a linguagem técnica de estúdio de gravação. Explorar possibilidades de captação e microfonação de instrumentos acústicos. Demonstrar e vivenciar a utilização e a manutenção de equipamentos de gravação. Explorar a utilização de recursos midi, efeitos e equalização. Pré-produzir, gravar, editar, mixar e masterizar arquivos de áudio.
Objectives
Objetivo Geral:
Desenvolver habilidades e competências para o uso de técnicas de gravação, de tratamento de áudio e princípios de produção musical.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARTLETT, B.; BARTLETT, J. Recording music on location: capturing the live performance. Amsterdam: Focal Press, 2007.
- KIRN, Peter. Real world digital audio. Berkeley: Peachpit, 2006. 615 p. ISBN 0321304608.
- MACEDO, Frederico Alberto Barbosa. O processo de produção musical na indústria fonográfica: questões técnicas e musicais envolvidas no processo de produção musical em estúdio. Revista eletrônica de musicologia, 2006. Disponível em http://www.rem.ufpr.br/_REM/REMv11/12/12-Macedo-Producao.pdf.
Bibliografia Complementar:
- ARAÚJO, Danilo Vieira Granato. Uma breve história da mixagem: origem, técnicas, percepção e futuros avanços. 2015. 1 recurso online (164 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/959022.
- DAMASKE, Peter. Acoustics and Hearing. Springer Science & Business Media, 2008.
- MELLO, MARCELO. Guia prático de sonorização de palco (para músicos). Campinas: UNICAMP, 1992. Disponível em http://marcelomelloweb.net/mmsonorizacao.pdf.
- MOURÃO, Srilis Leonel. Caderno Didático de Prática e Planejamento da Execução Musical (ROADIE)(Pronatec/Goiás). Cadernos Pronatec Goiás, v. 1, n. 1, p. 194-224, 2017. Disponível em http://www.ead.go.gov.br/cadernos/index.php/CDP/article/view/27/15.
- REAPER. Up and Running: A REAPER User Guide v 6.66 Version 6.66, August 2022. Disponível em https://dlz.reaper.fm/userguide/ReaperUserGuide666c.pdf.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 8 | 3 |
Música - Composição (Bacharelado) Música Popular (Bacharelado) Horários
|
LEANDRO ERNESTO MAIA Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
MÚSICA ELETROACÚSTICA III | Música - Composição (Bacharelado) |
PRÁTICA DE ESTÚDIO | Música Popular (Bacharelado) |