Nome da Atividade
PRÁTICA DE ESTÚDIO
CÓDIGO
05001504
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introduzir os alunos à prática de gravação, edição, mixagem e masterização de áudio em estúdio digital. Introduzir noções básicas de acústica e percepção de timbres e frequências. Proporcionar noções básicas de estúdio digital. Introduzir a linguagem técnica de estúdio de gravação. Explorar possibilidades de captação e microfonação de instrumentos acústicos. Demonstrar e vivenciar a utilização e a manutenção de equipamentos de gravação. Explorar a utilização de recursos midi, efeitos e equalização. Pré-produzir, gravar, editar, mixar e masterizar arquivos de áudio.

Objectives

Objetivo Geral:

Desenvolver habilidades e competências para o uso de técnicas de gravação, de tratamento de áudio e princípios de produção musical.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARTLETT, B.; BARTLETT, J. Recording music on location: capturing the live performance. Amsterdam: Focal Press, 2007.
  • KIRN, Peter. Real world digital audio. Berkeley: Peachpit, 2006. 615 p. ISBN 0321304608.
  • MACEDO, Frederico Alberto Barbosa. O processo de produção musical na indústria fonográfica: questões técnicas e musicais envolvidas no processo de produção musical em estúdio. Revista eletrônica de musicologia, 2006. Disponível em http://www.rem.ufpr.br/_REM/REMv11/12/12-Macedo-Producao.pdf.

Bibliografia Complementar:

  • ARAÚJO, Danilo Vieira Granato. Uma breve história da mixagem: origem, técnicas, percepção e futuros avanços. 2015. 1 recurso online (164 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/959022.
  • DAMASKE, Peter. Acoustics and Hearing. Springer Science & Business Media, 2008.
  • MELLO, MARCELO. Guia prático de sonorização de palco (para músicos). Campinas: UNICAMP, 1992. Disponível em http://marcelomelloweb.net/mmsonorizacao.pdf.
  • MOURÃO, Srilis Leonel. Caderno Didático de Prática e Planejamento da Execução Musical (ROADIE)(Pronatec/Goiás). Cadernos Pronatec Goiás, v. 1, n. 1, p. 194-224, 2017. Disponível em http://www.ead.go.gov.br/cadernos/index.php/CDP/article/view/27/15.
  • REAPER. Up and Running: A REAPER User Guide v 6.66 Version 6.66, August 2022. Disponível em https://dlz.reaper.fm/userguide/ReaperUserGuide666c.pdf.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 2 8 3 Música - Composição (Bacharelado)
Música Popular (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
LEANDRO ERNESTO MAIA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
MÚSICA ELETROACÚSTICA III Música - Composição (Bacharelado)
PRÁTICA DE ESTÚDIO Música Popular (Bacharelado)

Page generated on 2024-11-22 19:40:04 (query took 0.136786s)