Nome da Atividade
PRÁTICA DE CONJUNTO VI
CÓDIGO
05001500
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Prática musical coletiva do repertório de música amplificada. Elaboração de arranjos e diferentes formas de acompanhamento musical com ênfase tímbrística e a utilização de efeitos sonoros.
Objectives
Objetivo Geral:
Estudar a performance musical coletiva a partir de gêneros e estilos da música popular, com especial enfoque na percussão e ritmos brasileiros.Estruturação e arranjo da música popular a partir de gêneros e ritmos percussivos de matriz afro-brasileiras e latino americana.
Propor formas de acompanhamento musical com ênfase na variação rítmica e instrumentação.
Apresentação de Performance Musical Coletiva.
Desenvolvimento de arranjo com base na utilização de variação de levadas rítmicas e diversificação timbrística.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FARIA, Nelson. A Arte da Improvisação. Rio de Janeiro: Lumiar, 1991.
- GUEST, Ian. Arranjo – Método Prático, Vol. 1. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1996.
- WILLIAMON, Aaron. Musical excellence: strategies and techniques to enhance performance. New York: Oxford University Press, 2004.
Bibliografia Complementar:
- ADOLFO, Antonio. O Livro do Músico – harmonia e improvisação para piano, teclados e outros instrumentos. Rio de Janeiro: Lumiar, 1989.
- BUCHER, Hannelore. Harmonia Funcional Prática – Uma abordagem natural para desfazer o mito da complexidade da harmonia. Vitória: O Autor, 2001.
- CHEDIAK, Almir. Dicionário de acordes cifrados, com representação gráfica para violão (guitarra), contendo também noções de estrutura dos acordes, exercícios de progressões harmônicas e musicais analisadas. 10. ed. [S.l.]: [s.n.], 1984.
- BOYD, Bill. An Introduction to jazz chord voicing for keyboard. New York: Hal Leonard, 1986.
- MACONIE, Robin. The science of music. Oxford: Clarendon Press, 1997.