Nome da Atividade
DANÇA E EDUCAÇÃO SOMÁTICA
CÓDIGO
05001626
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo teórico-prático da educação somática em sua relação com a dança. Princípios da Educação Somática. A prática em dança, os processos de criação cênica e prática docente a partir da abordagem somática. A Educação Somática na sua relação com a Educação Ambiental com foco na abordagem holística e em questões de sustentabilidade. Desenvolvimento de reflexões e práticas que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.

Objectives

Objetivo Geral:

Promover estudos teórico-práticos acerca da abordagem da Educação Somática em sua relação com a dança; Abordar o desenvolvimento histórico conceitual do campo da Educação Somática, seus princípios e sua relação com a dança; Desenvolver
práticas pedagógicas e processos de criação cênica a partir de abordagens somáticas, com foco no ambiente escolar. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOLSONELLO, Débora. Educação somática: o corpo enquanto experiência. Motriz, Rio Claro, v.11 n.2 p.99-106, mai./ago. 2005. Disponível em: http://www1.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/11n2/11n2_08DBB.pdf
  • GINOT, I.; TAVARES, T. J. R. da S.; OLSSON-FORSBERG, M. 7 - PARA UMA EPISTEMOLOGIA DAS TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO SOMÁTICA. O Percevejo Online, [S. l.], v. 2, n. 2, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.9789/2176-7017.2010.v2i2.%25p.
  • FONSECA FALKEMBACH, M. Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 129-143, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5965/1414573101342019129
  • FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2006. 406 p. ISBN 8574192384.
  • RAMOS, Enamar. Angel Vianna: a pedagoga do corpo. São Paulo: Summus, 2007. 157 p. ISBN 9788532303363.

Bibliografia Complementar:

  • BERTHERAT, Thérèse. O corpo tem suas razões: antiginástica e consciência de si. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. 168p. ISBN 9788578272890.
  • GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos interdisciplinares. São Paulo: Annablume, 2006. 150 p. ISBN 8574194867.
  • LIBERMAN, Flávia. Delicadas coreografias: instantâneos de uma terapia ocupacional. São Paulo: Summus, 2008. 247 p. ISBN 9788532305084
  • MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança?: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012. 173 p. ISBN 9788532302670.
  • MIRANDA, Regina. Corpo-espaço: aspectos de uma geofilosofia do corpo em movimento. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. 115 p. ISBN 978857577469-4.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
DANÇA E EDUCAÇÃO SOMÁTICA Dança (Licenciatura)

Page generated on 2024-12-23 03:12:25 (query took 0.118179s)