Nome da Atividade
COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA II
CÓDIGO
05001634
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Processo e análise de criação coreográfica, relação coreógrafo e bailarinos, fruição em dança e composição coreográfica na escola. Práticas extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Dança-Comunidade (código 395).

Objectives

Objetivo Geral:

Desenvolver habilidades de composição de dança na interação com outros corpos; Conceituar e desenvolver a noção de intérprete-criador em dança; Estudar as possibilidades de inter-relação coreógrafo-bailarinos; Estudar e desenvolver processos de criação; Estudar possibilidades de organização de grupo; Elaborar ferramentas de composição coreográfica; Elaborar uma composição coreográfica em todas suas fases; Analisar e propor possibilidades de composição coreográfica na escola; Realizar articulações com a
comunidade a partir do compartilhamento e mediação de processos artísticos. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOGART, Anne. A preparação do diretor: sete ensaios sobre arte e teatro. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. 154 p.
  • BOGART, Anne; LANDAU, Tina. O livro dos viewpoints: um guia prático para viewpoints e composição. São Paulo: Perspectiva, 2017. 254 p.
  • FAGUNDES, Silvia Patricia. Composição Dramatúrgica: Práticas de criação cênica. Revista Cena, Porto Alegre, nº 29, p. 64-77 set./dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/216903
  • TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. Klauss Vianna: do coreógrafo ao diretor. São Paulo: Annablume, Brasília: CAPES, 2010. 323 P.

Bibliografia Complementar:

  • BARBA, Eugenio. A terra de cinzas e diamantes: minha aprendizagem na Polônia : seguido de 26 cartas de Jerzy Grotóvski a Eugenio Barba. São Paulo: Perspectiva, 2006. 206 p. (Coleção estudos ; 235)
  • LABAN, Rudolf von. Domínio do movimento. 2.ed. São Paulo: Summus, 1978. 268 p.
  • FERREIRA, Taís; FALKEMBACH, Maria Fonseca. Teatro e dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2012. 136 p. (Coleção Educação e arte; 14).
  • NEVES, Neide. Klauss Vianna: estudos para uma dramaturgia corporal. São Paulo: Cortez, 2008. 111 p.
  • PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2008. 323 p. (Coleção Estudos 196).

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 20 9 Dança (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
MARIA FONSECA FALKEMBACH
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA II Dança (Licenciatura)

Page generated on 2024-10-12 21:37:10 (query took 0.133683s)