Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CÓDIGO
05001642
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Inserção em espaços educativos no ensino fundamental II. Planejamento, observação, prática e registro das ações pedagógicas em dança para adolescentes do ensino fundamental II. Elementos teóricos e práticos da docência em dança no ensino fundamental II. Processos de ensinar, aprender e avaliar em dança. Sistematização, análise e socialização da ação docente.
Objectives
Objetivo Geral:
Vivenciar práticas de ensino e docência de dança para adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental; Aprofundar processos de avaliação em dança de acordo com o contexto de estágio; Propor composições coreográficas que abordem o contexto dos/as alunos/as envolvidos a questões sociais. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MARQUES, Isabel A.; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
- MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 2011.
- SOUZA, Marco Aurelio da Cruz; XAVIER, Jussara Janning (org.). Tudo isto é dança. Salvador: ANDA, 2021. 374 p. ISBN 9786587431147. Disponível em: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamumweb/vinculos/0000d4/0000d4ee.pdf
- STRAZZACAPPA, Marcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança . Campinas: Papirus, 2014.
Bibliografia Complementar:
- BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC /SEF, 1998.
- BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
- FERREIRA, Sueli (Org.). O ensino das artes: construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2009.
- MARQUES, Isabel. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2007.
- MÖDINGER, Carlos Roberto et al. Artes visuais, dança, música e teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes. Erechim: Edelbra, 2012.
- RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação. Referencial Curricular. Lições do Rio Grande: linguagens códigos e suas tecnologias, artes e educação física. Vol II. 2009. Disponível em:
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 10 | 10 |
Dança (Licenciatura) Horários
|
FLÁVIA MARCHI NASCIMENTO Professor responsável pela turma |
||||||
M2 | 2024 / 2 | 10 | 10 |
Dança (Licenciatura) Horários
|
Marco Aurelio da Cruz Souza Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ESTÁGIO EM DANÇA III | Dança (Licenciatura) |