Nome da Atividade
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NO ENSINO MÉDIO
CÓDIGO
05001643
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Planejamento, vivência e avaliação de aulas e atividades artístico-educativas de dança para estudantes do ensino médio. Ação docente orientada para no ensino médio. Direitos educacionais de adolescentes (ECA e Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo). Ensino de dança e educação em direitos humanos.

Objectives

Objetivo Geral:

Aprofundar ações de planejamento e sistematização de atividades e vivências de dança para adolescentes e adultos em consonância com os Direitos Educacionais de Adolescentes e Jovens e com a Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo; Atuar a partir de uma perspectiva lúdica, inclusiva e plural de acordo com os diferentes contextos escolares. Relacionar as dimensões de pesquisa,
artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos (Org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2010, 2013, 2014.
  • MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? Dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.
  • STRAZZACAPPA, Marcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança . Campinas: Papirus, 2014.
  • BRASIL. Lei 8069 de julho de 1990. Institui o Estatuto da criança e do adolescente. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

Bibliografia Complementar:

  • TADRA, Débora et al. Linguagem da dança. Curitiba: InterSaberes, 2012.]
  • FERRAZ, Maria H. C. de T. Metodologia do Ensino de Arte. São Paulo: Cortez, 1993.
  • LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Ullmann, Lisa (ed.). Trad. Maria da Conceição Parahyba Campos. São Paulo: Ícone, 1990.
  • MARQUES, Isabel A.; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. São Paulo: Cortez, 2014.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA III Dança (Licenciatura)

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