Nome da Atividade
VIOLÃO V
CÓDIGO
05001819
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento das habilidades e competências, com ênfase no desenvolvimento de técnicas interpretativas e psicomotoras, que instrumentalizam o aluno para expressar suas ideias musicais através do instrumento; Estímulo à leitura e ao conhecimento de repertório; Discussão sobre a concepção artística de um espetáculo e/ou de outros formatos de publicação das práticas interpretativas. Definição do repertório e desenvolvimento das atividades a partir das necessidades específicas e dos projetos individuais dos alunos. Ao mesmo tempo, o programa deve contemplar, na medida do possível, os seguintes conteúdos: Leitura musical; Exercícios de técnica instrumental; Repertório da literatura do instrumento e contemporâneo; Exercícios de percepção auditiva e corporal; Aspectos básicos de fraseologia e articulação musical; Ornamentação musical; Improvisação; Técnicas básicas de arranjo e composição; Concepção artística de um espetáculo e/ou de outros formatos de publicação das práticas interpretativas.

Objectives

Objetivo Geral:

Promover a compreensão acerca dos aspectos da música; Desenvolver técnicas instrumentais e interpretativas que possibilitem maior proficiência ao violão; abordar aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos. Desenvolver estudos de caráter teórico-prático sobre instrumentistas, compositores, gêneros e tradições interpretativas; Estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre o fazer artístico, suas funções socioculturais e suas relações com o mercado; Desenvolver a técnica instrumental; Estimular a leitura musical; Ampliar o conhecimento de repertório; Estimular a prática musical através da improvisação ao instrumento; Estimular a criação musical através da composição e de arranjos; Conhecimento e cotejamento de bibliografias pertinentes às práticas interpretativas e aos processos de ensino/aprendizagem de instrumentos musicais. Desenvolver as competências relacionadas à performance “ao vivo” e a concepção de um espetáculo artístico.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AGUADO, Dionisio. Méthode Complete pour La guitarre. Ed. fac-simile. Paris: 1826. Geneve: Editions Minkoff, 1980.
  • CARLEVARO, Abel. Escuela de La Guitarra. Buenos Aires: Barry Editorial, 1979.
  • CARLEVARO, Abel. Técnica aplicada para guitarra: Volumen 1 : 10 estudios de Fernando Sor. Montevideo: Dacisa, c1985

Bibliografia Complementar:

  • AZPIAZU, Jose de. La Guitarra Y Los Guitarristas – Desde el Orígenes hasta los tempos modernos. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1961.
  • DAHLHAUS, Carl. Fundamentos de la historia de la musica. Espanha: Gedisa Editorial, 1997. 205 p. ISBN 8474326206 Classificação: 780.15 D131f (BCS) Ac.82312
  • FUBINI, Henrico. La Estética musical desde la Antigüedad hasta el siglo XX. Versión castellana, revisión, prólogo y notas de Carlos Guillermo Pérez de Aranda. 2a ed. Madrid: Alianza Editorial, 1990.
  • KENNEDY, Michael. The oxford dictionary of music. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 1998. 985 p. ISBN 0198691626 Classificação: R780.3 K36o 2.ed. (BCS) Ac.14609
  • PEREIRA, Marco. Heitor Villa-Lobos – sua obra para violão. Brasília: Musimed, 1984.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
VIOLÃO V Música - Violão (Bacharelado)

Page generated on 2024-12-23 04:56:34 (query took 0.115824s)