Nome da Atividade
				SEMINÁRIO DE VIOLÃO V
				CÓDIGO
				05001820
				Carga Horária
				30 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Orientação e acompanhamento no desenvolvimento do repertório ao longo do semestre, a partir de aulas em grupo. Construção de repertório e formação do violonista visando a performance e a apresentação em público. Discussão de Conceitos relativos à interpretação musical e desenvolvimento das habilidades do (a) violonista necessárias para apresentação musical em público. É priorizado o desenvolvimento musical a partir de orientação em grupo, estimulando o conhecimento de repertório, a escuta crítica, acuidade técnica, estilística e interpretativa.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver nos alunos a prática de apresentação em público. Realizar a correlação entre análise musical e a prática de performance. Proporcionar conhecimento de repertório. Desenvolver o espírito crítico a partir de discussões em grupo sobre as execuções em aula.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AGUADO, Dionisio. Méthode Complete pour La guitarre. Ed. fac-simile. Paris: 1826. Geneve: Editions Minkoff, 1980.
- CARLEVARO, Abel. Escuela de La Guitarra. Buenos Aires: Barry Editorial, 1979.
- SAGRERAS, Julio S. First guitar lessons: a fully fingered and perfecta guitar methyod = Primeras lecciones de guitarra : obra de enseñanza perfecta minuciosamente digitada = Premières leçons de guitare : méthode de guitare minutieusement doigtée = Erstes übungsheft für gitarre : vollständiges lehrwerk mit genauer angabe aller fingersätze. Ohio: Chanterelle Verlag, c1997. 1 partitura (40 p.)
Bibliografia Complementar:
- CHEDIAK, Almir. Dicionário de acordes cifrados, com representação gráfica para violão (guitarra), contendotambém noções de estrutura dos acordes, exercícios de progressões harmônicas e musicais analisadas. 10. ed. [S.l.]: [s.n.], 1984.
- CANDÉ, Roland de. História Universal da Música, v. 2. São Paulo: Martins Fontes, 2001
- GUEST, Ian. Arranjo: método prático. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumiar, c1996. v. ISBN 8585426314.
- PUJOL, Emílio. Escuela razonada de la guitarra: baseada en los principos de la técnica de Tárrega. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1954.
- RINK, John. La interpretación musical. Alianza música, 2006.
Disciplinas Equivalentes
| Disciplina | Curso | 
|---|---|
| SEMINÁRIO DE VIOLÃO V | Música - Violão (Bacharelado) |