Nome da Atividade
PRÁTICA DE ENSINO V
CÓDIGO
06560167
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Regência de classe das Ciências Sociais através de elaboração de projetos que abordem a temática de Política e do Trabalho. Momento de inserção na escola para observação do seu entorno e realidade socioeconômica. Elaboração de Diagnóstico da comunidade escolar, Análise e sistematização de dados (qualitativos e quantitativos) relativos ao desempenho e avaliação escolar ou inserção de estudantes com necessidades especiais.
* A ementa atende a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996; a Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015; e a Lei 13.146/2015.
* A ementa atende a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996; a Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015; e a Lei 13.146/2015.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo GeralPropiciar espaço de reflexão para construção de projetos didáticos interdisciplinares como forma alternativa para o ensinar e aprender.
Objetivos Específicos
- Trabalhar o conceito de interdisciplinaridade
- Identificar experiências interdisciplinares na educação básica
- Construir propostas interdisciplinares a partir dos eixos da área das ciências sociais e entre as áreas da: linguagem, da natureza, matemática e humanas
- Desenvolver reflexões sobre a avaliação do processo ensino-aprendizagem
Conteúdo Programático
Unidade I: A Política e seus temas: cidadania, estado, participação política, democracia e etc; O Trabalho na sociedades contemporâneas;
Construção de Projeto Pedagógico.
Unidade II: Como observara realidade social; Como elaborar um diagnóstico social.
Construção de análise de dados sociais.
Unidade III: Rodas de conversa para o replanejamento dos planos para o desenvolvimento durante o estágio curricular obrigatório II.
Construção de Projeto Pedagógico.
Unidade II: Como observara realidade social; Como elaborar um diagnóstico social.
Construção de análise de dados sociais.
Unidade III: Rodas de conversa para o replanejamento dos planos para o desenvolvimento durante o estágio curricular obrigatório II.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade no ensino médio: desafio e potencialidades. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências. Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
- DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. 8 ed. Campinas: Autores Associados, 2005. (5)
- FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1995.
- MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo, Cortez, 2003.
Bibliografia Complementar:
- LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995. (3)
- MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. (7)
- MEDEIROS, Ethel Bauzer de. Provas objetivas, discursivas, orais e práticas. Rio de Janeiro: FGV, 1983. (4)
- HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio – uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Educação 7 Realidade, 1991. (1)
- HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora – uma prática em construção: da pré escola à Universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993. (3)
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PRÁTICA DE ENSINO V | Ciências Sociais (Licenciatura - Noturno) |