Nome da Atividade
Teoria Sociológica I
CÓDIGO
06560271
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4
Ementa
A disciplina visa discutir as principais correntes sociológicas clássicas (materialismo histórico e dialético de Karl Marx, o funcionalismo de Émile Durkheim, a sociologia compreensiva de Max Weber e a sociologia formal de Georg Simmel, no que diz respeito às influências intelectuais que sofreram, o contexto histórico-social europeu no qual foram concebidas e os problemas e questões sociais que os seus expoentes se propuseram analisar. Assim como também, visa discutir as abordagens propostas por Georg Mead e outros expoentes da primeira Escola de Chicago considerando o contexto social norte-americano no qual surgiram. Em outras palavras, o que se pretende é verificar a vitalidade das análises e das categorias conceituais propostas por Marx, Durkheim, Weber e Simmel, Georg Mead e os principais expoentes da primeira Escola de Chicago, por meio de um exercício de mediação que objetiva eliminar resquícios de anacronismo e entender como estes clássicos da sociologia ainda podem ajudar a compreender o presente.
Objectives
Objetivo Geral:
4.1. GeralAprofundar a análise teórica da sociologia clássica, suas principais questões e argumentos, a partir de um exercício de contextualização histórica e social.
4.2. Específicos
Discutir a perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico e dialético de Karl Marx como uma conjunção de tradições teóricas distintas.
Discutir a perspectiva teórico-metodológica do funcionalismo de Emile Durkheim.
Discutir a perspectiva teórico-metodológica da sociologia compreensiva de Max Weber
Discutir a perspectiva teórico-metodológica da sociologia formal de Georg Simmel.
Discutir a perspectiva teórico-metodológica do interacionismo simbólico
Conteúdo Programático
Unidade I - A importância dos clássicos da sociologia.
Unidade II - Marx e a conjunção de tradições teóricas distintas.
Unidade III - Durkheim e a escola francesa de sociologia
Unidade IV - Max Weber e a sociologia compreensiva
Unidade V - Simmel e as formas de sociação
Unidade VI- George Mead, o precursor da Escola de Chicago
Unidade VII - A Escola de Chicago e a interação simbólica
Unidade II - Marx e a conjunção de tradições teóricas distintas.
Unidade III - Durkheim e a escola francesa de sociologia
Unidade IV - Max Weber e a sociologia compreensiva
Unidade V - Simmel e as formas de sociação
Unidade VI- George Mead, o precursor da Escola de Chicago
Unidade VII - A Escola de Chicago e a interação simbólica
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
Teoria Sociológica I | Sociologia (Mestrado acadêmico) |
Teoria Sociológica I | Sociologia (Doutorado) |