Nome da Atividade
Empresa Empresarização e Sociedade
CÓDIGO
06560279
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4

Ementa

A centralidade da ideia de empresa. A desnaturalização da ideia empresa. Visões de mundo que sustentam a ideia de empresa. Relações sociais fundadoras da empresa. Processo de empresarização (características, reflexos e críticas).

Objectives

Objetivo Geral:

• Refletir sobre a naturalização e a centralidade da ideia de empresa nas sociedades modernas;
• Analisar as visões de mundo e as relações sociais tipicamente modernas que fundamentam a ideia de empresa;
• Discutir as implicações do processo de empresarização, isto é, da generalização da forma empresa em nosso mundo.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – Empresa e Modernidade

1.1 A centralidade da ideia de empresa nas sociedades modernas;
1.2 Caracterização da ideia de empresa;

UNIDADE II – Visões de mundo e relações sociais que fundamentam a ideia de empresa

2.1 Individualismo e a invenção da realidade econômica
2.2 Mercado, relações concorrenciais e relações impessoais
2.3 O mito fundador da escassez e as relações de consumo
2.4 Racionalidade, burocracia e relações de dominação
2.5 Propriedade privada, assalariamento e divisão do trabalho
2.6 Inovação, desenvolvimento e a ideologia do progresso

UNIDADE III – Implicações do processo de empresarização do mundo

3.1 Empresarização do mundo e o impulso neoliberal;
3.2 Empresa e Estado;
3.3 Empresarização do Espaço;
3.4 Empresarização da Educação;
3.5 Empresarização da Saúde;
3.6 Empresarização e consequências individuais.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
Empresa Empresarização e Sociedade Sociologia (Mestrado acadêmico)
Empresa Empresarização e Sociedade Sociologia (Doutorado)

Page generated on 2025-07-26 05:23:54 (query took 0.126950s)