Nome da Atividade
INTERVENÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NA INFÂNCIA
CÓDIGO
07950123
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Esta disciplina abrange conhecimentos e vivências acerca da importância das atividades lúdicas, dos jogos e brinquedos para o sujeito, visando a análise e discussão dos mesmos como recurso terapêutico.
Os projetos de extensão vinculados a este componente curricular são: PRO-CRESCER (230); Ambulatório de Práticas e Vivências em Neurodesenvolvimento (VIVE-NEURO ) (1376) e Era uma vez...(231).
Os projetos de extensão vinculados a este componente curricular são: PRO-CRESCER (230); Ambulatório de Práticas e Vivências em Neurodesenvolvimento (VIVE-NEURO ) (1376) e Era uma vez...(231).
Objectives
Objetivo Geral:
Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre a intervenção da Terapia Ocupacional na infância nos diferentes contextos de vida dessa população.Reconhecer o contexto histórico e social das crianças, adolescentes e suas famílias e como se insere o terapeuta ocupacional.
Instrumentalizar para os diversos protocolos de avaliação utilizados na clínica da Terapia Ocupacional com crianças e adolescentes
Capacitar sobre o desenvolvimento do raciocínio clínico para a criança e adolescente
Compreender o papel do TO com crianças e adolescentes que possuam risco ou alterações nas habilidades de desempenho e/ou de interação social.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CAVALCANTI, Alessandra; GALVÃO, Cláudia. Terapia Ocupacional: fundamentação e prática. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
- CREPEAU, E. B.; COHN, E. S.; SCHELL, B. A. B. (Ed.). Willard & Spackman Terapia Ocupacional. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
- PEDRETTI, L. W.; EARLY, M. B. Terapia Ocupacional: Capacidades Práticas para as Disfunções Físicas. São Paulo: Editora Roca. 2005.
Bibliografia Complementar:
- VITTA, Fabiana Frigieri de. Uma identidade em construção: o terapeuta ocupacional e a criança com retardo no desenvolvimento neuropsicomotor. Bauru: EDUSC, 1998. 99p.
- RADOMSKI, M. V.; TROMBLY, C. A. Terapia Ocupacional para disfunções físicas. 6. ed. São Paulo: Santos, 2013.
- HALPERN, R. Manual de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2015.
- MARTINEZ, Claudia Maria Simões et al. Desenvolvimento de bebês: atividades cotidianas e a interação com o educador. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2010. 50 p.
- BRAGA, Lúcia Willadino; PAZ JR, Aloysio Campos da. Método Sarah: reabilitação baseada na família e no contexto da criança com lesão cerebral. São Paulo: Santos, 2008. xv, 290 p. ISBN 9788572887151.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
FUNDAMENTOS DA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | Terapia Ocupacional (Bacharelado) |