Nome da Atividade
RECURSOS TERAPÊUTICOS III - JOGOS E BRINCADEIRAS
CÓDIGO
07950129
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Esta disciplina abrange conhecimentos e vivências acerca da importância das atividades lúdicas, dos jogos e brinquedos para o sujeito, visando a análise e discussão dos mesmos como recurso terapêutico.
Os projetos de extensão vinculados a este componente curricular são: PRO- CRESCER (230), Era uma vez... (231) e Ambulatório de Práticas e Vivências em Neurodesenvolvimento (VIVE-NEURO ) (2432).
Os projetos de extensão vinculados a este componente curricular são: PRO- CRESCER (230), Era uma vez... (231) e Ambulatório de Práticas e Vivências em Neurodesenvolvimento (VIVE-NEURO ) (2432).
Objectives
Objetivo Geral:
Promover a reflexão acerca do significado e importância da atividade lúdica no desenvolvimento desde a infância até o adulto.Discutir sobre as atividades de lazer e participação social no campo da Terapia Ocupacional, e sua utilização como instrumento de intervenção clínica, social e de educação.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- PARHAM, L. D.; FAZIO, L. S. A recreação na Terapia Ocupacional pediátrica. São Paulo: Santos, 2000. FERLAND, F. O modelo lúdico: o brincar, a criança com deficiência física e a Terapia Ocupacional. São Paulo: Roca, 2006. PEDRAL, C.; BASTOS, Patrícia Moreira. Terapia Ocupacional: metodologia e prática. Rio de Janeiro: Rubio, 2008. 322 p.
Bibliografia Complementar:
- KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2014. 172 p. SIAULYS, Mara O. de Campos. Brincar para todos. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial, 2006. 156 p. TAKATORI, M. O brincar na Terapia Ocupacional: Um enfoque nas crianças com lesões neurológicas. São Paulo: Zagadoni, 2012. 176p. PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016. 153 p. ISBN 9788575964163. SANTOS, Santa maria Marli Pires dos (Org.). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: Vozes, 1997. 141 p.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T5 | 2024 / 2 | 45 | 32 |
Terapia Ocupacional (Bacharelado) Horários
|
NICOLE RUAS GUARANY Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
RECURSOS TERAPÊUTICOS III - JOGOS E BRINCADEIRAS | Terapia Ocupacional (Bacharelado) |