Nome da Atividade
FISIOLOGIA VEGETAL
CÓDIGO
09010031
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
Ementa
Estudo dos principais processos fisiológicos relacionados às propriedades da água; importância do sistema solo-planta-atmosfera; entendimento das fases fotoquímica e bioquímica da fotossíntese; estabelecimento de relações entre as etapas que compõe a respiração; orientação sobre a importância dos nutrientes minerais e suas funções na planta; e caracterização das funções dos
hormônios vegetais na comunicação entre as células que conduzem ao crescimento e desenvolvimento das plantas. As atividades de extensão a serem desenvolvidas estão vinculadas ao programa Biologia em foco registrado sob o n° 111 no cobalto.
hormônios vegetais na comunicação entre as células que conduzem ao crescimento e desenvolvimento das plantas. As atividades de extensão a serem desenvolvidas estão vinculadas ao programa Biologia em foco registrado sob o n° 111 no cobalto.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo Geral:Proporcionar aos alunos do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) conhecimentos sobre os
principais processos fisiológicos e bioquímicos que conduzem ao crescimento e desenvolvimento das
plantas, permitindo a perpetuação das espécies vegetais.
Objetivos Específicos:
Reconhecer a estrutura e as propriedades da água;
Compreender e identificar a importância do sistema solo-planta-atmosfera na aquisição e perda de água pelas plantas;
Reconhecer a importância do sistema do mecanismo estomático para a sobrevivência das plantas;
Conceituar fotossíntese para que possam reconhecer a importância para a sobrevivência dos seres naTerra;
Identificar as reações da fase fotoquímica e bioquímica e os fatores que afetam o processo fotossintético;
Conceituar Respiração Celular para que consigam relacionar à capacidade de produção de energia;
Identificar as reações, as fases e os fatores que afetam o processo respiratório;
Avaliar a Importância e classificação dos minerais;
Entender e exemplificar como as plantas adquirem os minerais;
Reconhecer as funções dos elementos minerais e os sintomas de deficiência;
Conceituar Crescimento e Desenvolvimento para que sejam capazes de identificar que se tratam de conceitos diferentes;
Identificar as avaliações os parâmetros de crescimento das plantas;
Reconhecer os principais hormônios vegetais e identificar seus efeitos fisiológicos nas plantas;
Identificar fitocromo e o processo de fotomorfogênese.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- KERBAUY, G. B. Fisiologia vegetal. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
- RAVEN, P.H.; EVERT, R.F.; EICHHORN, S.E. Biologia vegetal. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
- TAIZ, L.; ZEIGER, E. Fisiologia vegetal. Porto Alegre: Artmed, 2013.
Bibliografia Complementar:
- TAIZ, L.; ZEIGER E.; MOLLER. I.M.; MURPHY, A. Fisiologia e Desenvolvimento vegetal. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.
- STRYER, L. Bioquímica. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
- BUCHANAN, B. B. Biochemistry and molecular biology of plants.2.ed. Berkeley: Wiley Blackwel, 2002.
- LEHNINGER, A.L.; NELSON, D.L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
- SALISBURY, F.B.; ROSS, C.W. Fisiologia de plantas. 4.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 40 | 17 |
Ciências Biológicas (Licenciatura) Horários
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EUGENIA JACIRA BOLACEL BRAGA Professor responsável pela turma GUSTAVO MAIA SOUZA Professor Regente |