Nome da Atividade
AVALIAÇÕES COMPORTAMENTAIS EM MODELOS ANIMAIS
CÓDIGO
09020106
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
SEMIPRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Esta disciplina visa abordar diferentes estratégias de avaliações comportamentais em modelos animais, especialmente roedores e zebrafish. Entender a translacionalidade desses testes com as avaliações e diagnóstico em humanos. Discutir as limitações de cada teste comportamental abordado nos modelos animais.
Objectives
Objetivo Geral:
- Discutir o uso de modelos animais em pesquisas básicas, bem como as questões éticas envolvidas;- Discutir como mensurar/ avaliar diferentes comportamentos (p.ex.: cognitivos, motores e outros) em modelos animais;
- Observar a translacionalidade dos testes usados em modelos animais com o que é observado na prática clínica;
- Discutir as possíveis limitações e pontos fortes de cada teste discutido em aula.
Conteúdo Programático
1-Apresentação da Disciplina - (aula expositiva e discutida) – 2h
2-Uso de animais em pesquisa (aula expositiva e discutida) – 2h
3-Avaliações dos marcos do desenvolvimento - (aula discutida e seminários) - 2h
4-Avaliação de motricidade - (aula discutida e seminários) – 2h
5- Avaliação de motricidade - (aula discutida e seminários) – 2h
6- Avaliação de comportamento tipo ansioso - (aula discutida e seminários) – 2h
7- Avaliação de força e nocicepção (aula discutida e seminários) – 2h
8- Avaliação comportamento tipo depressivo - (aula discutida e seminários) – 2h
9- Avaliação memória espacial - (aula discutida e seminários) – 2h
10- Avaliação memória aversiva - (aula discutida e seminários) – 2h
11- Avaliação de flexibilidade cognitiva e impulsividade - (aula discutida e seminários) – 2h
12- Avaliação de flexibilidade cognitiva e impulsividade/ hiperatividade - (aula discutida e seminários) – 2h
13- Avaliação comportamento obsessivo compulsivo - (aula discutida e seminários) – 2h
14- Avaliação do comportamento social - (aula discutida e seminários) – 2h
15- Avaliações comportamentais em zebrafish - (aula discutida e seminários) – 2h
16- Avaliações comportamentais em zebrafish - (aula discutida e seminários) – 2h
17- Encerramento da disciplina – (aula discutida) - 2h
2-Uso de animais em pesquisa (aula expositiva e discutida) – 2h
3-Avaliações dos marcos do desenvolvimento - (aula discutida e seminários) - 2h
4-Avaliação de motricidade - (aula discutida e seminários) – 2h
5- Avaliação de motricidade - (aula discutida e seminários) – 2h
6- Avaliação de comportamento tipo ansioso - (aula discutida e seminários) – 2h
7- Avaliação de força e nocicepção (aula discutida e seminários) – 2h
8- Avaliação comportamento tipo depressivo - (aula discutida e seminários) – 2h
9- Avaliação memória espacial - (aula discutida e seminários) – 2h
10- Avaliação memória aversiva - (aula discutida e seminários) – 2h
11- Avaliação de flexibilidade cognitiva e impulsividade - (aula discutida e seminários) – 2h
12- Avaliação de flexibilidade cognitiva e impulsividade/ hiperatividade - (aula discutida e seminários) – 2h
13- Avaliação comportamento obsessivo compulsivo - (aula discutida e seminários) – 2h
14- Avaliação do comportamento social - (aula discutida e seminários) – 2h
15- Avaliações comportamentais em zebrafish - (aula discutida e seminários) – 2h
16- Avaliações comportamentais em zebrafish - (aula discutida e seminários) – 2h
17- Encerramento da disciplina – (aula discutida) - 2h
Bibliografia
Bibliografia Básica: