Nome da Atividade
Desafios da conservação no século XXI
CÓDIGO
09050072
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Porque conservar; a história da conservação; o papel do ser humano na conservação; transdisciplinaridade e epistomologias; componentes de biodiversidade e indices; conservação dentro e fora de áreas protegidas; fatores ameaçadores; tomada de decisões e planejamento sistemático para a conservação; conflitos de conservação; justiça ambiental e equidade social; desenvolvimento sustentável e segurança alimentar; acordos internacionais; conservação com base na evidência; otimismo na conservação
Objectives
Objetivo Geral:
Fornecer ao aluno conhecimento teórico sobre práticas de conservação voltadas a diferentes aspectos e esferas relacionadas ao meio ambiente e sua biodiversidade.Conteúdo Programático
Introdução da disciplina; história da conservação
Por que conservar; o papel do ser humano na conservação
Transdisciplinaridade e epistomologias
Componentes de biodiversidade e indices
Fatores ameaçadores: perda e degradação de habitats
Fatores ameaçadores: fragmentação de habitats
Fatores ameaçadores: sobre-exploração
Fatores ameaçadores: espécies invasoras
Fatores ameaçadores: mudanças climáticas
Padrões globais de risco de extinção
Debate 1
Conservação dentro de áreas protegidas I
Conservação dentro de áreas protegidas II
Conservação dentro de áreas protegidas III
Debate 2
Conservação fora de áreas protegidas I
Conservação fora de áreas protegidas II
Conservação fora de áreas protegidas III
Debate 3
A teória de tomada de decisões no uso de recursos biológicos
Planejamento sistemático para a conservação
Estudo de caso: planejamento sistemático para a conservação da biodiversidade na Austrália
Conflitos de conservação
Estudo de caso: conflitos de conservação nas Terras Altas da Escócia
Acordos internacionais e politicas de conservação
Justiça ambiental e equidade social
Estudo de caso: equidade social no Parque Nacional do Catimbau
Atividade prática - identificando questões de justiça ambiental no Rio Grande do Sul
Desenvolvimento sustentável e segurança alimentar
Conservação com base em evidência
Otimismo na conservação
Por que conservar; o papel do ser humano na conservação
Transdisciplinaridade e epistomologias
Componentes de biodiversidade e indices
Fatores ameaçadores: perda e degradação de habitats
Fatores ameaçadores: fragmentação de habitats
Fatores ameaçadores: sobre-exploração
Fatores ameaçadores: espécies invasoras
Fatores ameaçadores: mudanças climáticas
Padrões globais de risco de extinção
Debate 1
Conservação dentro de áreas protegidas I
Conservação dentro de áreas protegidas II
Conservação dentro de áreas protegidas III
Debate 2
Conservação fora de áreas protegidas I
Conservação fora de áreas protegidas II
Conservação fora de áreas protegidas III
Debate 3
A teória de tomada de decisões no uso de recursos biológicos
Planejamento sistemático para a conservação
Estudo de caso: planejamento sistemático para a conservação da biodiversidade na Austrália
Conflitos de conservação
Estudo de caso: conflitos de conservação nas Terras Altas da Escócia
Acordos internacionais e politicas de conservação
Justiça ambiental e equidade social
Estudo de caso: equidade social no Parque Nacional do Catimbau
Atividade prática - identificando questões de justiça ambiental no Rio Grande do Sul
Desenvolvimento sustentável e segurança alimentar
Conservação com base em evidência
Otimismo na conservação
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- Principles of Conservation Biology: Third Edition - Groom et al., 2006. Sinauer
- Conservation of Biological Resources - Milner-Gulland & Mace, 1998. Blackwell
- Unidades de Conservação no Brasil: O caminho da Gestão para Resultados
- Understanding Sustainable Development, Blewitt, 2008. Earthscan, London
- Just Conservation: Biodiversity, Well-being and Sustainability - Martin, 2017.
- Protected Areas, Sustainable Land? - Aubertin & Rodary, 2011. Ashgate Publishing
- Soulé, M.G. (1985) What is Conservation Biology? BioScience 35: 727 - 734
- Sandbrook, C. et al., (2011) Value Plurality Among Conservation Professionals.
- Mace, G. (2014) Whose Conservation? Science 345: 1558