Nome da Atividade
EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO BIÓLOGO
CÓDIGO
09050085
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
4
Ementa
Abordará os percursos possíveis do curso, de acordo com suas aptidões e nos diversos segmentos do mercado de trabalho e em instituições relacionadas à área de Ciências Biológicas. As atividades de extensão a serem desenvolvidas em conjunto com a comunidade escolar, buscam a popularização e divulgação do conhecimento acadêmico obtido ao longo do curso e estão vinculadas ao
programa Biologia em foco registrado sob o n° 111 no cobalto.
programa Biologia em foco registrado sob o n° 111 no cobalto.
Objectives
Objetivo Geral:
A disciplina visa subsidiar o aluno nas escolhas dos percursos possíveis do curso e as áreas de atuação do Biólogo.Conteúdo Programático
- Áreas de atuação e mercado de trabalho;
- Interface entre ação e formação;
- Aspectos humanos e técnico-profissionais do exercício profissional;
- Vivência de situações reais do profissional biólogo;
- Acompanhamento de rotinas da atuação do profissional, dentro e fora da universidade.
- Divulgação das atividades pertinentes ao Biólogo através do website do Instituto de Biologia.
- Produção de folders de divulgação das áreas de pesquisas realizadas no IB.
- Entrevistas com profissionais de diferentes áreas e produção de podcasts.
- Interface entre ação e formação;
- Aspectos humanos e técnico-profissionais do exercício profissional;
- Vivência de situações reais do profissional biólogo;
- Acompanhamento de rotinas da atuação do profissional, dentro e fora da universidade.
- Divulgação das atividades pertinentes ao Biólogo através do website do Instituto de Biologia.
- Produção de folders de divulgação das áreas de pesquisas realizadas no IB.
- Entrevistas com profissionais de diferentes áreas e produção de podcasts.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GIUSTI, C.L.L.; GOMES, Z.M.F.; OLIVEIRA, A.A. de, ZIBETTI, C.D.D. 2006. Teses, dissertações e trabalhos acadêmicos: manual de normas da Universidade Federal de Pelotas. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Graduação, Sistemas de Bibliotecas (UFPel). 61p. Disponível em: http://www.ufpel.tche.br/prg/sisbi. Acesso em 19 de abril de 2018.
- CFBIO. Código de Ética do Profissional Biólogo. Resolução Nº 2, de 5 de março de 2002. Disponível em: http://www.cfbio.gov.br/Codigo-de-etica. Acesso em: 19 abr. 2018.
- CFBIO. Lei Nº 6.684, de 3 de setembro de 1979. Regulamento das profissões de Biólogo e de Biomédico, criação do Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina. Disponível em: http://www.cfbio.gov.br/Leis. Acesso em: 19 abr. 2018.
Bibliografia Complementar:
- RIGO, Luiz Carlos; THOMAZ, Florismar Oliveira; PARDO, Eliane Ribeiro (Org.). Além da universidade. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. 221 p.
- BRASIL, Lei Nº 6.938, de 31 de Agosto de 1981 – Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Disponível em http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=313. Acesso em 09 de Dez. 2019.
- BRASIL, LEI Nº 11.284, DE 2 DE MARÇO DE 2006. – Gestão de florestas públicas. Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=485. Acesso em 09 de Dez. 2019.
- DARWIN, C. A origem das espécies. Ed. EDIPRO, 480 P. 2018.
- DECRETO Nº 7.724, DE 16 DE MAIO DE 2012. Disponível em: https://www.crbio03.gov.br/index.php/legislacao/leis-e-decretos.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2024 / 2 | 50 | 32 |
Ciências Biológicas (Licenciatura) Horários
|
MARCO ANTONIO TONUS MARINHO Professor responsável pela turma VERA LUCIA BOBROWSKI Professor Regente MONICA LANER BLAUTH Professor Regente MARCO SILVA GOTTSCHALK Professor Regente LUIZ ERNESTO COSTA SCHMIDT Professor Regente JOÃO RICARDO VIEIRA IGANCI Professor Regente |