Nome da Atividade
METODOLOGIA E PRÁTICA V: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CÓDIGO
10060155
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina visa desenvolver e utilizar metodologias que possibilitem a construção do conhecimento no que se refere ao Ensino da Geografia Socioambiental nas diferentes etapas de formação de seus futuros educandos
Objectives
Objetivo Geral:
Criar oportunidades ao graduando de Licenciatura em Geografia, bem como atender às exigências profissionais, edificando perspectivas de trabalho da temática ambiental nas escolas, de forma permanente e comprometida com a formação para a responsabilidade social.Conteúdo Programático
1. Educação Ambiental e seus princípios estruturantes;
2. Sensibilidades históricos do meio ambiente;
3. Concepções epistemológicas da Educação Ambiental;
4. Concepções pedagógicas da Educação Ambiental;
5. A formação do sujeito ecológico no ensino de Geografia;
6. Escalas de abordagem teórico-metodológicas da Educação Ambiental na Geografia escolar.
2. Sensibilidades históricos do meio ambiente;
3. Concepções epistemológicas da Educação Ambiental;
4. Concepções pedagógicas da Educação Ambiental;
5. A formação do sujeito ecológico no ensino de Geografia;
6. Escalas de abordagem teórico-metodológicas da Educação Ambiental na Geografia escolar.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith, e GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia, ciência da sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico. São Paulo: Atlas, 1987. ANDRADE, Manuel Correia de. (org.) Élisée Reclus. Geografia. São Paulo: Ática, 1985. ANDRADE, Manuel Correia de. Caminhos e descaminhos da geografia. Campinas: Papirus, 1989. BROEK. Jan O. M. Iniciação ao estudo da geografia. 4. ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1976. CAPEL, Horácio. Filosofía y ciencia en la geografía contemporánea. Barcelona: Barcanova, 1983. CASTRO, Iná Elias; GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. CHRISTOFOLETTI, Antonio (org.). Perspectivas da geografia. São Paulo:Difel, 1982.
Bibliografia Complementar:
- FERREIRA, Conceição Coelho; SIMÕES, Natércia Neves. A evolução do pensamento geográfico. Lisboa: Gradiva, 1986. GILES, Thomas Ranson. Introdução à filosofia. 2. ed. São Paulo: EPU/Edusp, 1979. GOMES, Horieste. Reflexões sobre teoria e crítica em geografia. Goiânia: Cegraf/UFG, 1991. JOHNSTON, R. J. Geografia e geógrafos: a geografia humana anglo-americana desde 1945. Rio de Janeiro: Difel, 1986. JOHNSTON, R. J. La geografía actual: geógrafos y tendencias. Barcelona: Editorial Ariel, 1986. KAUFMANN, Felix. Metodologia das ciências sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. MENDONZA, Josefina G. et. ali. El pensamiento geográfico: estudio interpretativo y antología de textos (de Humboldt a las tendencias radicales). Madri: Alianza, 1982. SOJA, Edward. W. Geografias pós-modernas. A reafirmação do espaço na teoria social crítica. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
METODOLOGIA PRÁT.ENS.GEOGRAFIA V: ED.AMBIENTAL | Geografia (Licenciatura - Noturno) |