Nome da Atividade
TERRITÓRIO, IDENTIDADE E DIVERSIDADE
CÓDIGO
10060156
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina busca desenvolver uma reflexão sobre a importância da prática de processos educacionais voltados para a diversidade, a pluralidade da sociedade brasileira e a construção das identidades territoriais.

Objectives

Objetivo Geral:

Promover discussões relacionadas à identidade de gênero, valorização étnico-racial, empoderamento feminino, pluralidade de saberes, reconhecimento das variedades culturais e respeito às múltiplas manifestações territoriais da sociedade contemporânea.

Conteúdo Programático

Diferença. Diversidade. Território e diversidade etno-racial. Território, gênero e sexualidade. Territorio, diversidade e escola.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BUTLER, Judith. “Fundamentos contingentes: o feminismo e a questão do pós-modernismo”. Cadernos Pagu, n. 11, p. 11-42, 1998. Tradução de Pedro Maia Soares para versão do artigo “Contingent Foundations: Feminism and the Question of Postmodernism”, no Greater Philadelphia Philosophy Consortium, em setembro de 1990.
  • CASTRO, Iná Elias de. (Org). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil
  • HAESBAERT, Rogério. Identidades territoriais: entre a multiterritorialidade e a reclusão territorial (ou do hibridismo cultural à essencialização das identidades). In: ARAUJO, F. G. B. da; HAESBAERT, R. (Orgs.) Identidades e territórios: questões e olhares contemporâneos. Rio de Janeiro: Access, 2007.
  • MUNANGA, K. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: SEMINÁRIO NACIONAL RELAÇOES RACIAIS E EDUCAÇÃO-PENESB. Rio de Janeiro: 2003. Anais... Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: Acesso em: 18 de março de 2018.
  • SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. 178 p. 1.15.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL, MEC/CNE/CP. Resolução Nº 2/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 1º de julho de 2015.
  • CLAVAL, Paul. A Geografia Cultural. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2001.
  • FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. 36ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
  • HARVEY, David. Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 11ª ed. São Paulo: Loyola, 2002.

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