Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (FEAD)
CÓDIGO
10770007
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

História da Educação a Distância. A Universidade Aberta do Brasil (UAB): Histórico e concepções, administração e funcionamento. Ferramentas tecnológicas da plataforma Moodle. O aluno na EaD. Papeis dos sujeitos em EaD.

Objectives

Objetivo Geral:

Reconhecer a Educação a Distância como modalidade comprometida com a Educação de qualidade e estudar sua história e sistemas de financiamento e aprendizagem.
Conhecer a história da Educação a Distância e do Sistema Universidade Aberta do Brasil.
Utilizar as ferramentas básicas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.
Identificar o perfil do aluno da EaD.
Identificar os diferentes sujeitos que atuam na EaD e definir as atribuições de cada um.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • HACK, Josias Ricardo. Introdução à educação a distância. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011. 126 p. Disponível em: https://uab.ufsc.br/portugues/files/2012/04/livro-introdu%c3%a7%c3%a3o-a-EAD.pdf . Acesso em: 23/10/2020. HERNANDES, Paulo Romualdo. A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do Ensino Superior público. In: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Versão On-line ISSN 1809-4465. vol.25 no.95. Rio de Janeiro. abr./jun. 2017 Epub 27-Abr-2017. https://doi.org/10.1590/s0104-40362017002500777 . Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/2017nahead/1809-4465-ensaio-S0104-40362017002500777.pdf . Acesso em: 23/10/2020. VIDAL, Eloísa Maia & MAIA, José Everardo Bessa. Introdução a EaD e informática básica. 2. ed. rev. – Fortaleza : EdUECE, 2015. 134 p. Disponível em: http://www.uece.br/computacaoead/index.php/downloads/doc_download/2106-

Bibliografia Complementar:

  • CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes. Instrumentalização para o ensino a distância. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 72p. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/52801/000708635.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 23/10/2020. CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes & TURCHIELO, Luciana Boff. (Orgs.) Educação à Distância e tutoria: considerações pedagógicas e práticas. Porto Alegre: Evangraf: 2013. Série EAD. 148p. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/109246/000917212.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 23/10/2020. PEREIRA, Adriana Soares (et.al.). Metodologia da aprendizagem em EAD. 1. ed. – Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2017. e-book. ISBN 978-85-8341-185-7 . Disponível em: https://nte.ufsm.br/images/identidade_visual/Metodologiaaprendizagem.pdf . Acesso em: 23/10/2020. PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues; MORAES, Raquel de Almeida; TERUYA, Teresa Kazuko. (Orgs). Educação a distância (EaD): reflexões críticas e práticas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. Disponível em: https://www.ead.unb.br/arquivos/livros/ead_reflexoes_critica_praticas.pdf . Acesso em: 23/10/2020. SOTO, Ucy; MAYRINK, Mônica Ferreira; GREGOLIN, Isadora Valencise, (Orgs.). Linguagem, educação e virtualidade [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 249 p. ISBN 978-85- 7983-017-4. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/px29p/pdf/soto-9788579830174.pdf . Acesso em: 23/10/2020. BEHAR, Patricia Alejandra. Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013. 1 recurso online ISBN 9788565848480.

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