Nome da Atividade
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
CÓDIGO
10770010
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Compreensão dos sentidos e das representações sociais de escola. Profissão e identidade docente. Formação de professores. Teorias de currículo. Planejamento educacional e do ensino. Avaliação escolar. A sala de aula como espaço multicultural de experiências, conflitos e aprendizagens múltiplas.
Objectives
Objetivo Geral:
- Discutir questões relativas à história da profissão docente;- Analisar aspectos da identidade docente;
- Refletir sobre a questão: como nos tornamos professores/as;
- Caracterizar os processos de formação docente, os saberes e as competências necessárias ao exercício da docência e que são norteadores da prática pedagógica;
- Relacionar aspectos da história de vida com a prática escolar;
- Discutir as representações sociais e as imagens e auto-imagens da/na profissão docente;
- Compreender os ciclos de vida profissional;
- Analisar alguns problemas próprios do trabalho e da ação docentes.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- LUCKESI, Cipriano. Avaliação da Aprendizagem Escolar. SP, Cortez, 10 ed. 1994. Disponível em: Minha Biblioteca. Número de chamada: 371.26 L941a 7.ed. (BM) (BCS) (BCP) Web: https://docplayer.com.br/77769386-Avaliacao-da-aprendizagem-escolar.html MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. Web: https://interdisciplinarmackenzie.files.wordpress.com/2015/02/livro-ensino-as-abordagens-do-processo-mizukami.pdf SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. Disponível em: Minha Biblioteca. Número de chamada: 375 S586d 2.ed. (BCS)
- Web: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5735262/mod_resource/content/1/Livro%20-%20Silva%20%281999%29%20Curr%C3%ADculoDocumentos%20de%20Identidade.pdf VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. São Paulo: Papirus, 2002. Disponível em: Minha Biblioteca. LUCKESI, Cipriano. Avaliação da Aprendizagem Escolar. SP, Cortez, 10 ed. 1994. Disponível em: Minha Biblioteca.
Bibliografia Complementar:
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. Disponível em: SACRISTÀN, J. Gimeno. Currículo e diversidade cultural. In: SILVA, Tomaz Tadeu & MOREIRA, António Flávio. Territórios contestados. Petrópolis, Vozes, 1995. VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento. Projeto de Ensino- Aprendizagem e projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Libertad, 2004. GANDIN, Danilo. Escola e Transformação Social. Petrópolis: Editora Vozes, 1988.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 2000 | 150 |
História - Polo Arroio dos Ratos (Licenciatura) História - Polo Cruz Alta (Licenciatura) História - Polo Picada Café (Licenciatura) História - Polo Quaraí (Licenciatura) História - Polo Santana do Livramento (Licenciatura) História - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura) História - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura) História - Polo Sobradinho (Licenciatura) |
LETÍCIA CAMPAGNOLO CAVALHEIRO Professor responsável pela turma |