Nome da Atividade
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO
10770014
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudar aspectos psicológicos, cognitivos, afetivos e sociais, disponibilizando subsídios para problematizar, entender e intervir nos processos educacionais relativos à prática profissional docente.
Objectives
Objetivo Geral:
Geral:Capacitar o aluno a compreender os conhecimentos da Psicologia da Educação na prática educativa.
Específicos:
Reconhecer a Psicologia da Educação como ciência, a partir dos seus objetos, campos, métodos de estudo e das suas principais teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem.
Compreender as diferentes fases do desenvolvimento físico, social, afetivo e cognitivo, relacionando-as a situações de aprendizagem.
Identificar os processos que envolvem o ensino e a aprendizagem nas diferentes abordagens teóricas da Psicologia da Educação e suas implicações à prática educativa.
Fundamentar e compreender diferentes linhagens epistemológicas (empirista, apriorista e interacionista) e práticas pedagógicas (diretiva, não-diretiva e relacional) subjacentes a práticas educativas e a correntes teóricas da Psicologia.
Caracterizar os papéis do professor em seu relacionamento com o aluno.
Problematizar questões psicossociais e contemporâneas que atravessam a prática docente, tais como: diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa, bullying, inclusão, entre outros temas emergentes.
Desenvolver as habilidades de análise, síntese, elaboração pessoal e aplicação dos assuntos da psicologia de educação nas situações de aprendizagem.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BANDEIRA, Belkis Souza. Introdução a Ciência Psicologia. In: ALMEIDA, Ana Lúcia; VALEIRAO, Kelin (orgs.). Fundamentos psicológicos da educação. Pelotas: NEPFIL Online, 2015, p. 17-34. Recurso Online. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6289
- ALMEIDA, Ana Lúcia. Fundamentos Psicológicos da Educação e Principais Abordagens Teóricas. In: VALEIRAO, Kelin (orgs.). Fundamentos psicológicos da educação. Pelotas: NEPFIL Online, 2015, p. 35-78. Recurso Online. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6289
- MONTEIRO, Carlos Eduardo. Abordagens behavioristas sobre o ensino e a aprendizagem. In: CHIARO, Sylvia; MONTEIRO, Carlos Eduardo (orgs). Fundamentos psicológicos do ensino e da aprendizagem. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012, p.19-35 Disponível em: https://editora.ufpe.br/books/catalog/book/402
- NUNES, Ana Ignes; SILVEIRA, Rosemary. Psicologia da aprendizagem: processos, teorias e contextos. Fortaleza: Ed UECE, 2015. Recurso online. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/431616/2/Livro_Psicologia%20da%20Aprendizagem.pdf
- BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2004. Recurso online. Disponível em: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1028
Bibliografia Complementar:
- NEVES, Rita; DAMIANI, Magda. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista - Vol. 1, n° 2: (abril 2006). Recurso Online. Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/3453/Vygotsky%20e%20as%20teorias%20da%20aprendizagem.pdf?sequence=1
- MEDEIROS, Blenda; LIMA, Cárita; ARAÚJO, Thiago. Para uma história das contribuições teóricas da psicologia ao campo da educação escolar brasileira. Revista Educare, João Pessoa, PB, v. 4, n. 2, p. 1-19, ago./dez. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare>.
- BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2004. Recurso online. Disponível em: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1028