Nome da Atividade
OFICINA TEMÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA II
CÓDIGO
10770019
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina propõe atividades práticas relativas a temas e problemas do ensino de História, que permitam aos/às discentes refletir sobre suas experiências de ensino em espaços educativos escolares e não-escolares, bem como elaborar novas propostas e ferramentas pedagógicas a serem desenvolvidas em tais espaços, a partir de projetos ou ações coordenadas pelo/a docente responsável pela disciplina.

Objectives

Objetivo Geral:

Promover o aprendizado e um maior contato dos discentes com propostas práticas nas escolas e o uso de ferramentas pedagógicas a partir de ações coordenadas pelos docentes.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAUER, Caroline Silveira. Conteúdo e metodologia do ensino de história. Porto Alegre: SAGAH, 2018. Recurso online. Disponível no site da biblioteca da UFPel: Universidade Federal de Pelotas (ufpel.edu.br) HERMETO, Miriam. Canção popular brasileira e ensino de história, palavras, sons e tantos sentidos. São Paulo: Autêntica, 2012. Recurso online. Disponível no site da biblioteca da UFPel: Universidade Federal de Pelotas (ufpel.edu.br) PEREIRA, Nilton Mullet. Ensinando sobre o holocausto na escola: informações e propostas para professores dos ensinos fundamental e médio. Porto Alegre: Penso, 2014. Recurso online. Disponível no site da biblioteca da UFPel: Universidade Federal de Pelotas (ufpel.edu.br)

Bibliografia Complementar:

  • - FERREIRA, Rodrigo de Almeida. Luz, câmera e história: práticas de ensino com o cinema. Recurso online. Disponível no site da biblioteca da UFPel: Universidade Federal de Pelotas (ufpel.edu.br). - FORTUNA, Cláudia. Fios de História e Memórias dos Africanos e Afro-descendentes no Brasil Moderno. Por uma educação política dos sentidos. Campinas: Unicamp, 2008. Recurso online. Disponível no Repositório Digital da UNICAMP: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/251851/1/Fortuna_ClaudiaReginaAlvesPrado_D.pdf - GIACOMONI, Marcello Paniz; PEREIRA, Nilton Mullet. Jogos e ensino de história. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018. Recurso online. Disponível no Repositório Digital da UFRGS: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/174705/001065511.pdf?sequence=1&isAllowed=y - MAGALHÃES, Valéria Barbosa de. História oral na sala de aula. São Paulo: Autêntica, 2015. Recurso online. Disponível no site da biblioteca da UFPel: Universidade Federal de Pelotas (ufpel.edu.br) - WITTMANN, Luisa. Ensino (d)e história indígena. São Paulo: Autêntica, 2015. Recurso online. Disponível no site da biblioteca da UFPel: Universidade Federal de Pelotas (ufpel.edu.br).

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
P2 2024 / 1 465 157 História - Polo Balneário Pinhal (Licenciatura)
História - Polo Faxinal do Soturno (Licenciatura)
História - Polo Gramado (Licenciatura)
História - Polo Herval (Licenciatura)
História - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
História - Polo Jacuizinho (Licenciatura)
História - Polo Mostardas (Licenciatura)
História - Polo Panambi (Licenciatura)
História - Polo Picada Café (Licenciatura)
História - Polo Sapiranga (Licenciatura)
História - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
História - Polo Três Passos (Licenciatura)
ANA INEZ KLEIN
Professor responsável pela turma

Page generated on 2024-05-19 14:30:35 (query took 0.063471s)