Nome da Atividade
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
CÓDIGO
10770030
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Aa disciplina estuda os fundamentos das relações raciais na sociedade brasileira e trata das considerações e análises sobre pertencimento étnico e preconceito étnico-racial, do pluralismo étnico e multiculturalismo, dos conteúdos políticos e pedagógicos que permeiam as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatória a inserção da História da África, dos africanos, dos afro-brasileiros e dos indígenas no currículo escolar, além da reflexão para a ação pedagógica das relações étnico-raciais, com base na diversidade. Outrossim, a disciplina contempla Práticas Extensionistas vinculadas ao Programa História em Foco.
Objectives
Objetivo Geral:
Proporcionar aos discentes a análise dos debates sobre a Educação das Relações Étnico-raciais, sob o entendimento de complexidade de conhecimentos e concepções, importantes ao exercício da cidadania plena e prática da alteridade.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SECAD/ME, 2004. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/temas_interdisciplinares/diretrizes_curriculares_nacionais_para_a_educacao_das_relacoes_etnico_raciais_e_para_o_ensino_de_historia_e_cultura_afro_brasileira_e_africana.pdf - Protagonismo indígena na história / Fábio Feltrin de Souza, Luisa Tombini Wittmann (Organizadores). - - Tubarão, SC: Copiart ; [Erechim, RS]: UFFS, 2016. 367 p. Disponível em: https://ayalaboratorio.files.wordpress.com/2017/07/vol4-protagonismo-indc3adgena-na-histc3b3ria.pdf . - GOMES, Flávio; FERREIRA, Roquinaldo. A Miragem da Miscigenação. Revista Novos Estudos 80, CEBRAP p. 141- 160, março de 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/nec/n80/a10n80.pdf . Acesso em: 6 jul. 2020. - OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; LINS, Mônica Regina Ferreira. Pedagogia do conflito: ensaios didáticos para a educação antirracista e pluriétnica. Disponível em: https://www.academia.edu/5422672/Pedagogia_do_conflito_ensaios_did%C3%A1ticos_para_a_educa%C3%A7%C3%A3o_antirracista_e_pluri%C3%A9tnica. SILVA, Edson. Os Povos Indígenas e o Ensino: Reflexões e Questionamentos às Práticas Pedagógicas. Tópicos Educacionais, Recife, v. 23, n.2, p. 089-105, jul/dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/235106
Bibliografia Complementar:
- FANELLI, Giovana de Cássia Ramos. A lei 11.645/2008: história, movimentos sociais e mudança curricular. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade). PUCSP, São Paulo, 2018. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21368 - FERNANDES, José Ricardo Oriá. Ensino de História e Diversidade Cultural: desafios e possibilidades. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 67, p. 378-388, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/sThSK33jrNMh5hQxB7VHWmJ/?format=pdf&lang=pt - MEINERZ, Carla Beatriz. Ensino de História, Diálogo Intercultural e Relações ÉtnicoRaciais. Educação &Realidade, Porto Alegre, v. 42, n.1, p. 55-77, jan.-mar. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/61184. - MUNANGA, kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação-PENESB-RJ, 05. Nov. 2003. Disponível em: https://www.ufmg.br/inclusaosocial/?p=59 SILVA, Ana Célia da. Branqueamento e branquitude: conceitos básicos na formação para a alteridade. In: NASCIMENTO, A.D; HETKOWSKI, T.M (Org.). Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA, 2007, p. 87- 101. Disponível em: http://books.scielo.org/id/f5jk5/pdf/n ascimento-9788523209186-06.pdf