Nome da Atividade
ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA
CÓDIGO
10770038
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina visa a estudar os fundamentos históricos e legais que levaram à criação da lei 10.639/03, analisando experiências de sua aplicação em diversos âmbitos do sistema de ensino no país e ainda cotejando tais iniciativas com aquelas desenvolvidas em outros países.

Objectives

Objetivo Geral:

Proporcionar aos alunos reflexões historiográficas, didáticas e pedagógicas para o ensino de História da África nas escolas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • - COSTA, Hilton. Para construir outro olhar: notas sobre o ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras. In: Revista História Hoje, nº 1, vol. 1, nº 1. 2013. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/17 - MOORE, Carlos. A África que Incomoda: sobre a Problematização do Legado Africano no Quotidiano Brasileiro. p. 157–210. Belo Horizonte: Nandyala, 2008. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intellectus/article/view/19089 - OLIVA, Anderson Ribeiro. A História da África nos bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática. In: Estudos Afro-Asiáticos, Salvador, Ano 25, n. 3, 2003, p. 421-461. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/eaa/v25n3/a03v25n3.pdf

Bibliografia Complementar:

  • - LAUREANO, Marisa. O ensino de história da África: experiências a partir da sala de aula. In: MACEDO, JR., org. Desvendando a história da África [online]. Porto Alegre: Editora da UFRGS,2008. Disponível em: https://books.scielo.org/id/yf4cf/pdf/macedo-9788538603832-15.pdf - OLIVA, Anderson Ribeiro. Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras. História Hoje. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/ article/view/4 - LIPPOLD, Walter. A África no Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: possibilidades de efetivação da Lei 11.645/2008 e da Lei 10.639/2003: um estudo de caso. Porto Alegre: PPG-Educação da UFRGS, 2008 (dissertação de mestrado). Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/14838/000669608.pdf?sequence=1 - OLIVA, Anderson Ribeiro. Lições sobre a África – abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros. In: Revista de História, São Paulo, nº 161, p. 213-244, 2009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19124/21187

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2024 / 2 2750 154 História - Polo Agudo (Licenciatura)
História - Polo Constantina (Licenciatura)
História - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
História - Polo Picada Café (Licenciatura)
História - Polo Quaraí (Licenciatura)
História - Polo Rosário do Sul (Licenciatura)
História - Polo Santana da Boa Vista (Licenciatura)
História - Polo Santana do Livramento (Licenciatura)
História - Polo Sapiranga (Licenciatura)
História - Polo Sobradinho (Licenciatura)
História - Polo Três Passos (Licenciatura)
VIVIANE ADRIANA SABALLA
Professor responsável pela turma

Page generated on 2024-12-23 09:05:50 (query took 0.091179s)