Nome da Atividade
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
CÓDIGO
10770042
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conceitos e proposta metodológica em Educação Patrimonial. Educação Patrimonial
como meio de “alfabetização cultural”, considerando valorizações de leituras de mundo na
perspectiva de noções de pertencimentos plurais e diversos, em interface com aspectos
ambientais. Relações entre cultura material/ imaterial, memória, patrimônio e ensino de
História. Ações educacionais em Educação Patrimonial para apropriação e uso dos bens
culturais no espaço formal e não-formal como instrumento de cidadania, autoestima de grupos
culturais e diálogo geracional.

Objectives

Objetivo Geral:

Propor atividades práticas de Educação Patrimonial e Ambiental e de gestão em espaços
formais e não formais de educação.
Realizar práticas na comunidade que articulem os saberes propostos neste componente

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BATISTA, Vanessa Oliveira; MACEDO, Carmen Lúcia. O Patrimônio Cultural na Legislação Brasileira. NOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, Fortaleza, v.28, n.1, p.237-260, 2008. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12097. - GRUNBERG, Evelina. Manual de atividades práticas de educação patrimonial. Brasília: IPHAN, 2007. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_ManualAtividadesPraticas_m.pdf. - TOLENTINO, Átila Bezerra, BRAGA, Emanuel Oliveira (orgs). Educação patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas. Dados eletrônicos João Pessoa: IPHAN-PB; Casa do Patrimônico da Paraíba, 2016. Disponível em:http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/caderno_tematico_educacao_patrimonial_0 5.pdf

Bibliografia Complementar:

  • CURY, Cláudia Engler. VIRGÍNIO, Isabella. Educação Patrimonial – possibilidades para o ensino de história. ANPUH – XXV Simpósio Nacional de História – Fortaleza, 2009, p. 1-8. Disponível em: https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/201901/1548772192_2376ee81fe0be2d40d1e85a0545f14b1.pdf. - GARAEIS, Vítor Hugo. Educação Patrimonial: práticas alternativas, memórias, identidades e representações. Textura, Canoas, n. 11, p. 27-36, jan.-jun. 2005. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/viewFile/755/576. - HACK, Édina Francini Simão. Entre o ensino de História e a educação patrimonial: em busca da investigação de bens culturais locais. Revista Confluências Culturais. La Rioja/Espanha, v.2, n. 1, p. 35-46, mar. 2013. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/revista/23325/V/2. Acesso em: 14 mar. 2021. - HORTA, Maria de Lourdes P.; GRUNBERG, Evelina: MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN, Museu Imperial, 1999. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.pdf - MOURA, Ana Carolina; KOEHNTOPP, Paulo Ivo. Memórias e apagamentos: quem decide sobre o patrimônio no contexto urbano. Revista Confluências Culturais, La Roja/Espanha, v.7, n. especial, p. 91-103, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/revista/23325/V/2. Acesso em: 23 Mai. 2021. - PATRIMÔNIO Cultural Imaterial: para saber mais / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 3. ed. Brasília: Iphan, 2012. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/cartilha_1__parasabermais_web.pdf. - RODRIGUES, Renata Cardosos Belleboni. Educação Patrimonial: o que é isso professora? Revista Confluências Culturais, La Rioja/Espanha, v.2, n. 1, p. 59-67, mar. 2013. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/revista/23325/V/2.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
P99 2024 / 2 1 1 História - Polo Três Passos (Licenciatura)
VIVIANE ADRIANA SABALLA
Professor responsável pela turma

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