Nome da Atividade
CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE PINTURA I
CÓDIGO
10790142
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina busca desenvolver os conceitos de conservação preventiva, conservação curativa e restauração direcionadas para o trabalho com pinturas. Conhecer pesquisas, técnicas e políticas de conservação para pinturas. Instrumentalizar o aluno para realização de vistorias e monitoramento de pinturas. Discutir os princípios e teorias da conservação e da restauração para a área de pinturas. Abordar técnicas de higienização, manuseio, acondicionamento e transporte de pinturas. Identificar de patologias em pinturas. Realizar intervenções diretas de conservação sobre pinturas em diferentes suportes: pintura de cavalete. Realizar a documentação e registro de
informações relativas à pintura: ficha diagnóstico e cadastral, fotografias, exames, relatórios. Identificar técnicas de pintura. Desenvolver técnicas de conservação e restauração de pinturas.
informações relativas à pintura: ficha diagnóstico e cadastral, fotografias, exames, relatórios. Identificar técnicas de pintura. Desenvolver técnicas de conservação e restauração de pinturas.
Objectives
Objetivo Geral:
Desenvolver no aluno o conhecimento de técnicas relacionadas Conservação e Restauração de pinturas.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BALDINI, Umberto. Teoria del restauro e unitá di metodologia. Firenze: Nardini, 2002. 1v. (Arte y restauración) (702.88 B177t) BALDINI, Umberto. Teoria del restauro e unitá di metodologia. Firenze: Nardini, 1982. 2v. 1998. (Arte y restauración). (702.88 B177t) BRANDI, Cesare. Teoria da restauração. São Paulo: Artes e Ofícios, 2008. 261 p. (Artes &oficios; 5).(720.28 B818t) CALVO, Ana. Conservación y restauración de pintura sobre lienzo. Barcelona: Serbal, 2002.383 p. ISBN 8476283903. Número de chamada: (751.6 C169c) CALVO, Ana. Conservación y restauración: materiales, técnicas y procedimientos de la A a la Z. 3 ed. Barcelona: Serbal, 2003. (703 C169c) MAYER, Ralph. Manual do artista de técnicas e materiais. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006. 1996. (751.2 M468m) MENDES, Marylka (Org.) et al. Conservação: conceitos e práticas. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. (069.53 C755) MENDES, Marylka; BAPTISTA, Antônio Carlos Nunes (Org.). Restauração: ciência e arte. Rio de Janeiro: UFRJ/IPHAN, 2005.(702.8 R436) NEVES, Anamaria Ruegger Almeida. A cor aplicada à restauração de bens culturais. Belo Horizonte: São Jerônimo, 2013. (701.8 N518c) OURIQUES, Evando Vieira; LINNEMANN, Ana; LANARI, Roberto. Manuseio e embalagem de obras de arte.Manual. Rio de Janeiro: Funarte, Instituto Nacional de Artes plásticas, 1989.(Conservação; 1).(730.0202 M294) PASCOAL, Eva e PATIÑO, Mireia. O Restauro de pintura. Barcelona: Estampa, 2002. (Colecção Artes e Ofícios). (751.62 P281r) SCICOLONE, Giovanna C. Restauración de la pintura contemporánea: de las técnicas de intervención tradicionales a las nuevas metodologías. Donostia-San Sebastián: NEREA, 2002.(751.62 S416r)
Bibliografia Complementar:
- COELHO, Beatriz; QUITES, Maria Regina Emery. Estudo da escultura devocional em madeira. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014. (Coleção patrimônio; 9). (731.462 C672) CONGRESSO ABRACOR, 13., 2009, Porto Alegre. Preservação do patrimônio cultural: ética e responsabilidade social: Anais do XIII Congresso. Porto Alegre: ABRACOR, [2009]. (702.8 C749 2009) CONGRESSO DA ASSOCIACAO BRASILEIRA DE CONSERVADORES RESTAURADORES DE BENS CULTURAIS (8.: NOV.1996: OURO PRETO, MG). Anais ... Rio de Janeiro: ABRACOR, 1996. (731.48 C749a) FERNÁNDEZ ARENAS, José. Introducción a La conservación de lpatrimonio y técnicas artísticas. Barcelona: Ariel, 2007. (363.69 F363i) GÓMEZ, Maria Luisa. La restauración: examen científico aplicado a la conservación de obras de arte. 7. ed. Madrid: Catedra, 2018. (702.88 G633r) GONZÁLEZ-VARAS, Ignacio. Conservación de bienes culturales: teoría, historia, principios y normas. 6. ed. Madrid: Catedra, 2008. (702.8 G643c) INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (BRASIL). Inventário da obra de AthosBulcão em Brasília. Brasília: IPHAN, 2018. (730.981 I59i) MATTEINI, Mauro; MOLES, Arcangelo. Ciencia y restauración: método de investigación. Hondarribia: NEREA, 2001. (702.88 M435c) MATTEINI, Mauro; MOLES, Arcangelo. La química em la restauración: los materiales del arte pictórico. 2.ed. Hondarribia: Nerea, 2008. (702.88 M435q) MOTTA, Edson; SALGADO, Maria Luiza Guimarães. Iniciação à pintura. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1976. (751 M921i) MOTTA, Edson. [Pinturas].[Rio de Janeiro]: Museu Nacional de Belas Artes, 1982. n. p. (CA01D 0362) MOTTA, Edson. Fundamentos para o estudo da pintura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. (750.1 M921f) MOTTA, Edson. Restauração de pinturas: aplicações de encáustica. Rio de Janeiro: Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 1969.(731.48 M921r) POUSSIN Descoberto: São Paulo: SESC, 2009. 1 DVD. (D D195) RESCALA, João José. Restauração de obras de arte. Salvador: UFBA, 1985.(751.6 R429r) ROSENFI
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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M1 | 2024 / 1 | 18 | 18 |
Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Bacharelado - Noturno) Horários
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ANDREA LACERDA BACHETTINI Professor responsável pela turma MIRELLA MORAES DE BORBA Professor Regente |
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M2 | 2024 / 1 | 15 | 8 |
Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Bacharelado - Noturno) Horários
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ANDREA LACERDA BACHETTINI Professor responsável pela turma MIRELLA MORAES DE BORBA Professor Regente |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
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CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE PINTURA I | Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Bacharelado - Noturno) |