Program Name / Conceitos (*)
Preservation of Movable Cultural Properties
CC (2013)4
Level / Degree
Undergraduate / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
NOTURNO
Código UFPel
5900
Código e-MEC
1113654
Unidade
Coordenador
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NOTA DO ENEM 2024/1 | 7 | 1 | 1 | 2 | 1 | 1 | 1 | 2 | 16 |
AC | L01 | L02 | L05 | L06 | L09 | L10 | L13 | L14 | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2024/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 |
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
SISU 2024/1 | 15 | 2 | 1 | 4 | 1 | 3 | 1 | 4 | 31 |
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1609 de 15 de outubro de 2009.
Curso reconhecido pela Portaria nº 428 de 30/08/2013. Publicada na Seção 1, página 27 do D.O.U. de 03/09/2013.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 326 de 29/08/2023. Publicada no D.O.U. de 30/08/2023.
Curso reconhecido pela Portaria nº 428 de 30/08/2013. Publicada na Seção 1, página 27 do D.O.U. de 03/09/2013.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 326 de 29/08/2023. Publicada no D.O.U. de 30/08/2023.
Contextualization
The undergraduate program in Conservation and Restoration of Movable Assets aims to prepare students with the capacity to plan and implement processes for conservation and restoration of movable assets.
Classes: Evening
Phone number: 55 (53) 3222-3209
Email: conservacao_restauro@hotmail.com
Address: Rua Lobo da Costa, 1877
Web site: conservacaoerestauro.wordpress.com/
Objectives
O Curso de Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis deverá qualificar profissionais capacitados para atuar de forma autônoma, ou junto de instituições culturais – públicas e privadas – voltadas para a preservação sustentável da memória e do patrimônio, atuando em pesquisa, elaboração e execução de propostas de conservação, restauração e conservação preventiva do patrimônio cultural móvel e integrado, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa, equânime e respeitosa das diferenças e das diversidades.
Egress Profile
Competencies and abilities
O Conservador-Restaurador deve ter competências e habilidades relacionadas aos seguintes aspectos:
- Identificar, analisar e solucionar problemas de conservação e de restauração de bens culturais móveis e integrados, respeitando e discutindo as peculiaridades de cada situação;
- Ser capaz de aplicar uma metodologia criteriosa e rigorosa para a tomada de decisão e execução de procedimentos de conservação e restauração, baseando-se na necessária integração de conhecimentos teóricos, científicos e éticos;
- Ter capacidade crítica para interpretar resultados de análises científicas e laboratoriais, que possam auxiliar na tomada de decisão adequada para cada tratamento e situação;
- Ter discernimento e sensibilidade em relação aos sentidos e valores atribuídos pelos agentes sociais aos bens culturais;
- Possuir destreza manual e domínio de técnicas para fazer intervenções minuciosas em bens culturais de valores inestimáveis;
- Trabalhar de forma cooperativa em equipes multidisciplinares, mantendo o necessário diálogo e troca de conhecimentos com as demais áreas que atuam em benefício da preservação dos bens culturais;
- Manter-se atualizado sobre as inovações das pesquisas sobre materiais, técnicas e procedimentos em conservação e restauração.
- Identificar, analisar e solucionar problemas de conservação e de restauração de bens culturais móveis e integrados, respeitando e discutindo as peculiaridades de cada situação;
- Ser capaz de aplicar uma metodologia criteriosa e rigorosa para a tomada de decisão e execução de procedimentos de conservação e restauração, baseando-se na necessária integração de conhecimentos teóricos, científicos e éticos;
- Ter capacidade crítica para interpretar resultados de análises científicas e laboratoriais, que possam auxiliar na tomada de decisão adequada para cada tratamento e situação;
- Ter discernimento e sensibilidade em relação aos sentidos e valores atribuídos pelos agentes sociais aos bens culturais;
- Possuir destreza manual e domínio de técnicas para fazer intervenções minuciosas em bens culturais de valores inestimáveis;
- Trabalhar de forma cooperativa em equipes multidisciplinares, mantendo o necessário diálogo e troca de conhecimentos com as demais áreas que atuam em benefício da preservação dos bens culturais;
- Manter-se atualizado sobre as inovações das pesquisas sobre materiais, técnicas e procedimentos em conservação e restauração.
Study plan
Procedures and methodologies
Para cumprir os objetivos do Curso e formar Conservadores-Restauradores que demonstram todas as aptidões acima relacionadas, o Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais busca valorizar uma metodologia de ensino dinâmica, atualizada no que diz respeito às orientações internacionais da área da preservação do patrimônio cultural e contextualizada na realidade vivenciada no Brasil e no Rio Grande do Sul.
Acredita-se que todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem devem estar cientes da importância de uma formação continuada, fundamentada na interação multidisciplinar e transdisciplinar, voltada para a formação de um profissional sensível às demandas de natureza econômica, social, cultural, política e ambiental da sociedade brasileira. Na prática, a metodologia da aprendizagem do Curso prevê as seguintes propostas:
- Valorização de aspectos relacionados com a ética, cidadania, sustentabilidade, diversidade e pluralidade étnico-racial, indissociavelmente relacionados com o respeito aos distintos valores estabelecidos socialmente aos objetos que se constituem em bens culturais;
- Apresentação e discussão sobre os problemas mais relevantes da preservação de bens culturais, visando explorar e promover a articulação entre teoria, prática, ensino e prestação de serviços, desenvolvendo-se assim a consciência crítica do estudante eexercitando a sua capacidade de propor soluções contextualizadas e aplicáveis às realidades em nível do país, da região ou da cidade de Pelotas.
- Presença do professor como orientador do processo de ensino-aprendizagem e, principalmente, como facilitador da construção do conhecimento;
- Ensino centrado no estudante como sujeito ativo na construção do seu conhecimento;
- Incentivo à pesquisa técnica e científica para ampliar os conhecimentos relativos à aplicação de inovações no campo de trabalho, na área da conservação, da restauração e da conservação preventiva;
- Integração das diversas disciplinas teóricas e práticas que oferecem ao estudante conhecimentos relativos às três áreas de abrangências que estruturam o curso: Conhecimento Humanístico, Científico e Técnico/Prático;
- Ênfase nas atividades práticas realizadas nos vários laboratórios do curso como principais meios do exercício da futura profissão, e também como experiência de trabalho cooperativo e em equipe;
- Associação dos conteúdos teóricos e práticos através do estímulo à participação em grupos de estudos, eventos acadêmicos e profissionais e em projetos de ensino, de pesquisa e de extensão coordenados e realizados pelo corpo docente e técnicos do Curso;
- Estímulo ao uso das bibliotecas da universidade e também da internet, como ferramentapara acessar os conteúdos mais atualizados sobre a preservação, conservação e restauração produzido em outros centros e instituições;
- Introdução do ensino semipresencial, quando possível, com o uso da plataforma Moodle, que facilita o acesso de conteúdos teóricos à distância, aproximando docentes e discentespara além das horas de sala de aula;
- Realização de ações de integração dos discentes, com o apoio do Grupo PET Conservação e Restauração ou por iniciativa do corpo docente, como a recepção e acolhimento dos calouros, da semana acadêmica, de organização de eventos e palestras com presença de convidados, de visitas guiadas em instituições de outras cidades, de sessões de cinema com filmes da área, etc;
- Aproximação dos graduandos com a pós-graduação, estimulando a participação em eventos, defesas de teses e dissertações ou compondo equipes de pesquisas desenvolvidas pelos docentes;
- Estímulo para que os discentes participem de projetos de ensino, pesquisa e extensão como bolsistas de iniciação científica, monitores, etc;
- Orientação e acompanhamento dos estágios obrigatórios de forma a garantir a complementação entre conteúdos trabalhados no currículo e a experiência prática dentro de instituições de salvaguarda de acervos;
- Integração com instituições culturais da cidade, estimulando os discentes a participarem dos projetos de extensão e de pesquisa coordenados pelos docentes do curso.
- Reconhecimento do direito à diferença, promovendo condições para atendimento adequado, quando necessário, eliminando barreiras e criando condições de igualdade de oportunidades para o aluno que apresente necessidades educativas especiais, sem caracterizar uma situação de privilégio.
Acredita-se que todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem devem estar cientes da importância de uma formação continuada, fundamentada na interação multidisciplinar e transdisciplinar, voltada para a formação de um profissional sensível às demandas de natureza econômica, social, cultural, política e ambiental da sociedade brasileira. Na prática, a metodologia da aprendizagem do Curso prevê as seguintes propostas:
- Valorização de aspectos relacionados com a ética, cidadania, sustentabilidade, diversidade e pluralidade étnico-racial, indissociavelmente relacionados com o respeito aos distintos valores estabelecidos socialmente aos objetos que se constituem em bens culturais;
- Apresentação e discussão sobre os problemas mais relevantes da preservação de bens culturais, visando explorar e promover a articulação entre teoria, prática, ensino e prestação de serviços, desenvolvendo-se assim a consciência crítica do estudante eexercitando a sua capacidade de propor soluções contextualizadas e aplicáveis às realidades em nível do país, da região ou da cidade de Pelotas.
- Presença do professor como orientador do processo de ensino-aprendizagem e, principalmente, como facilitador da construção do conhecimento;
- Ensino centrado no estudante como sujeito ativo na construção do seu conhecimento;
- Incentivo à pesquisa técnica e científica para ampliar os conhecimentos relativos à aplicação de inovações no campo de trabalho, na área da conservação, da restauração e da conservação preventiva;
- Integração das diversas disciplinas teóricas e práticas que oferecem ao estudante conhecimentos relativos às três áreas de abrangências que estruturam o curso: Conhecimento Humanístico, Científico e Técnico/Prático;
- Ênfase nas atividades práticas realizadas nos vários laboratórios do curso como principais meios do exercício da futura profissão, e também como experiência de trabalho cooperativo e em equipe;
- Associação dos conteúdos teóricos e práticos através do estímulo à participação em grupos de estudos, eventos acadêmicos e profissionais e em projetos de ensino, de pesquisa e de extensão coordenados e realizados pelo corpo docente e técnicos do Curso;
- Estímulo ao uso das bibliotecas da universidade e também da internet, como ferramentapara acessar os conteúdos mais atualizados sobre a preservação, conservação e restauração produzido em outros centros e instituições;
- Introdução do ensino semipresencial, quando possível, com o uso da plataforma Moodle, que facilita o acesso de conteúdos teóricos à distância, aproximando docentes e discentespara além das horas de sala de aula;
- Realização de ações de integração dos discentes, com o apoio do Grupo PET Conservação e Restauração ou por iniciativa do corpo docente, como a recepção e acolhimento dos calouros, da semana acadêmica, de organização de eventos e palestras com presença de convidados, de visitas guiadas em instituições de outras cidades, de sessões de cinema com filmes da área, etc;
- Aproximação dos graduandos com a pós-graduação, estimulando a participação em eventos, defesas de teses e dissertações ou compondo equipes de pesquisas desenvolvidas pelos docentes;
- Estímulo para que os discentes participem de projetos de ensino, pesquisa e extensão como bolsistas de iniciação científica, monitores, etc;
- Orientação e acompanhamento dos estágios obrigatórios de forma a garantir a complementação entre conteúdos trabalhados no currículo e a experiência prática dentro de instituições de salvaguarda de acervos;
- Integração com instituições culturais da cidade, estimulando os discentes a participarem dos projetos de extensão e de pesquisa coordenados pelos docentes do curso.
- Reconhecimento do direito à diferença, promovendo condições para atendimento adequado, quando necessário, eliminando barreiras e criando condições de igualdade de oportunidades para o aluno que apresente necessidades educativas especiais, sem caracterizar uma situação de privilégio.
Evaluation of teaching and learning
A avaliação do processo de Ensino e Aprendizagem é feita de acordo com o Regimento da Universidade Federal de Pelotas e suas determinações quanto ao número de presenças em sala de aula, de faltas e de notas mínimas exigidas. Em concordância com as normas da UFPel o curso realiza o número mínimo de duas avaliações por semestre. No entanto, deve-se ressaltar que idealmente a avaliação já se inicia no processo de estudo e formação, pois o acompanhamento dos alunos deverá ser constante para o saneamento de dúvidas ou a verificação de conhecimentos que se desenvolvem ou se apresentam em sala de aula.
A avaliação com o uso de provas, de exercícios, de seminários, além da realização de projetos e outras maneiras de avaliar os conhecimentos assimilados pelos alunos, será realizada com a atribuição de nota constituída em grau numérico, variando entre o mínimo de 0 (zero pontos) e o máximo de 10 (dez pontos). O aluno atingirá média satisfatória para cada disciplina, quando obtiver média semestral igual ou superior a 7 (sete pontos). O aluno sofrerá reprovação, sem a possibilidade de realizar exame final, caso o valor da média semestral seja inferior a 3 (três pontos).
Todos os alunos que obtiverem média semestral entre 3 (três) e 6,9 (seis vírgula nove) terão direito a realização de um exame final. A média final resultará da média entre a nota total do semestre e a nota do exame final, sendo que ambas somadas e divididas por 2 (dois), deverão resultar em uma nota com no mínimo 5 (cinco) ou mais pontos, para aprovação do aluno. O aluno que obtiver média final de 4,9 (quatro pontos e nove décimos), ou menor, será reprovado.
Como a atuação do Conservador-Restaurador é de natureza multidisciplinar, avaliar as competências profissionais no processo de formação é da mesma forma, uma tarefa diversificada. As competências para o trabalho coletivo têm importância igual à competências individuais, uma vez que é um princípio educativo dos mais relevantes e, portanto, avaliar também esse processo de aprendizagem é fundamental. Embora seja mais difícil avaliar competências profissionais que a assimilação de conteúdos convencionais, há muitos instrumentos para isso. Nesse sentido, apesar de a aplicação de provas ser o método mais recorrente, o curso sempre que possível irá também se
valer de outros métodos para a avaliação do aluno. Seguem, então, algumas possibilidades:
– Realização de exercícios de reflexão, que propiciem um feedback de dados aprendidos, da produção intelectual realizada a partir de atividade de pesquisa, empírica ou teórica, realizada de acordo com a especificidade do trabalho e do assunto proposto;
– Avaliação por meio de testes ou provas específicas;
– Análise com apresentação de parecer sobre trabalho desenvolvido em sala de aula ou em atividade extraclasse;
Sejam quais forem os métodos utilizados nos processos de avaliação dos alunos, eles deverão obedecer aos parâmetros de pontuação solicitados pela Universidade Federal de Pelotas. Quanto à frequência em sala de aula, independentemente dos demais resultados obtidos, é considerado reprovado na disciplina o aluno que não obtenha frequência de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades programadas, de forma que se obedeça às normas da UFPel.
A avaliação com o uso de provas, de exercícios, de seminários, além da realização de projetos e outras maneiras de avaliar os conhecimentos assimilados pelos alunos, será realizada com a atribuição de nota constituída em grau numérico, variando entre o mínimo de 0 (zero pontos) e o máximo de 10 (dez pontos). O aluno atingirá média satisfatória para cada disciplina, quando obtiver média semestral igual ou superior a 7 (sete pontos). O aluno sofrerá reprovação, sem a possibilidade de realizar exame final, caso o valor da média semestral seja inferior a 3 (três pontos).
Todos os alunos que obtiverem média semestral entre 3 (três) e 6,9 (seis vírgula nove) terão direito a realização de um exame final. A média final resultará da média entre a nota total do semestre e a nota do exame final, sendo que ambas somadas e divididas por 2 (dois), deverão resultar em uma nota com no mínimo 5 (cinco) ou mais pontos, para aprovação do aluno. O aluno que obtiver média final de 4,9 (quatro pontos e nove décimos), ou menor, será reprovado.
Como a atuação do Conservador-Restaurador é de natureza multidisciplinar, avaliar as competências profissionais no processo de formação é da mesma forma, uma tarefa diversificada. As competências para o trabalho coletivo têm importância igual à competências individuais, uma vez que é um princípio educativo dos mais relevantes e, portanto, avaliar também esse processo de aprendizagem é fundamental. Embora seja mais difícil avaliar competências profissionais que a assimilação de conteúdos convencionais, há muitos instrumentos para isso. Nesse sentido, apesar de a aplicação de provas ser o método mais recorrente, o curso sempre que possível irá também se
valer de outros métodos para a avaliação do aluno. Seguem, então, algumas possibilidades:
– Realização de exercícios de reflexão, que propiciem um feedback de dados aprendidos, da produção intelectual realizada a partir de atividade de pesquisa, empírica ou teórica, realizada de acordo com a especificidade do trabalho e do assunto proposto;
– Avaliação por meio de testes ou provas específicas;
– Análise com apresentação de parecer sobre trabalho desenvolvido em sala de aula ou em atividade extraclasse;
Sejam quais forem os métodos utilizados nos processos de avaliação dos alunos, eles deverão obedecer aos parâmetros de pontuação solicitados pela Universidade Federal de Pelotas. Quanto à frequência em sala de aula, independentemente dos demais resultados obtidos, é considerado reprovado na disciplina o aluno que não obtenha frequência de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades programadas, de forma que se obedeça às normas da UFPel.
Integration with research and postgraduate studies
O Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, com o Curso de Mestrado criado em 2006 e o de Doutorado em 2012, tem em seu quadro de professores permanentes doutores que integram o colegiado dos Cursos de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e de Museologia.
Na linha de pesquisa Gestão de Acervos e Patrimônio do PPG, questões referentes à conservação de acervos constituem temáticas tangenciais ou basilares de projetos em desenvolvimento. Outros docentes desses CursosStricto Sensu, não vinculados ao colegiado dos cursos de graduação, desenvolvem projetos com acervos focados para a conservação e estudo de materiais. Em outra linha de pesquisa denominada Patrimônio, Espaço e Território, outros projetos em desenvolvimento traçam temáticas
concernentes à conservação e a restauração. Esses projetos de pesquisa da pós-graduação tendem a compor equipes nas quais os alunos do Curso de Conservação e Restauração podem atuar como pesquisadores ou colaboradores. Os alunos da graduação também participam de palestras e de eventos organizados pelo Programa de Pós-
Graduação. Vários egressos dos cursos de graduação seguem seus estudos no PPG Memória Social e Patrimônio Cultural. Deve-se ressaltar que o PPG também se constitui em uma instância importante para que vários docentes do Curso de Conservação e Restauração obtenham sua titulação de doutoramento, firmando-se assim uma linha de pesquisa claramente e fortemente voltada para a conservação e restauração de bens culturais. Além disso, vários eventos e ações pedagógicas promovidos pelo PPG em Memória e Patrimônio são abertos a participação dos graduandos dos cursos de bacharelado em Museologia e Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. A vinculação do Programa de Pós-Graduação com os cursos de graduação de Museologia e de Conservação e Restauração constitui-se assim em um núcleo forte de formação de profissionais e de espaço para discussões das questões patrimoniais.
Na linha de pesquisa Gestão de Acervos e Patrimônio do PPG, questões referentes à conservação de acervos constituem temáticas tangenciais ou basilares de projetos em desenvolvimento. Outros docentes desses CursosStricto Sensu, não vinculados ao colegiado dos cursos de graduação, desenvolvem projetos com acervos focados para a conservação e estudo de materiais. Em outra linha de pesquisa denominada Patrimônio, Espaço e Território, outros projetos em desenvolvimento traçam temáticas
concernentes à conservação e a restauração. Esses projetos de pesquisa da pós-graduação tendem a compor equipes nas quais os alunos do Curso de Conservação e Restauração podem atuar como pesquisadores ou colaboradores. Os alunos da graduação também participam de palestras e de eventos organizados pelo Programa de Pós-
Graduação. Vários egressos dos cursos de graduação seguem seus estudos no PPG Memória Social e Patrimônio Cultural. Deve-se ressaltar que o PPG também se constitui em uma instância importante para que vários docentes do Curso de Conservação e Restauração obtenham sua titulação de doutoramento, firmando-se assim uma linha de pesquisa claramente e fortemente voltada para a conservação e restauração de bens culturais. Além disso, vários eventos e ações pedagógicas promovidos pelo PPG em Memória e Patrimônio são abertos a participação dos graduandos dos cursos de bacharelado em Museologia e Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. A vinculação do Programa de Pós-Graduação com os cursos de graduação de Museologia e de Conservação e Restauração constitui-se assim em um núcleo forte de formação de profissionais e de espaço para discussões das questões patrimoniais.
Follow-up of graduates
O acompanhamento dos profissionais egressos deve permitir ao Curso conhecer os resultados da formação propiciada no que tange à inserção do profissional no campo de trabalho e nas ações das quais os mesmos são capazes no âmbito da sua área de conhecimento. Um sistema eficiente de acompanhamento fornece informações importantes pelas quais se podem julgar e operar mudanças e ajustes em estruturas curriculares, ementas, planos de ensino, além da análise em relação ao perfil profissional pretendido e o atingido pelos egressos. Também esse acompanhamento fornece parâmetros para a proposição de novas ações acadêmicas nas esferas da extensão e
pesquisa.Sendo indiscutível a importância de um sistema de acompanhamento de egressos, já que se pode considerá-lo sob os objetivos expostos, faz-se necessário pensar no sistema como um conjunto de ações compatíveis com a capacidade de execução da Instituição. Para a obtenção de dados anuais das turmas formadasa Coordenação
do Curso busca manter o cadastro de cada egresso atualizado. Essa conferência e atualização de dados pessoais, objetiva viabilizar o contato com o egresso. Através de correio-eletrônico, anualmente, a secretaria do curso solicita a atualização do cadastro, no qual, através de campos específicos, é possível averiguar se o egresso trabalha em atividade que possa ser classificada como da área, quantos estão trabalhando em outras áreas e quem não está trabalhando. Esse mesmo instrumento de cadastro e entrevista pergunta sobre quem está cursando outra graduação, especialização/pósgraduação ou tem planos de vir a fazê-lo. Para os solicitados, que aceitarem o convite, aplica-se outro instrumento de caráter qualitativo, consistindo de uma entrevista formada por quatro blocos de questões definidos pelos seguintes conteúdos gerais:
1) identificação de atuação do profissional na sua área e das características do trabalho realizado nessa;
2) atualização, pós-graduação e educação continuada;
3) busca e convivência com a área tanto pela atualização através de livros, como pela participação em associações e grupos de classe ou classes afins;
4) análises de como a formação acadêmica contribuiu para facilitar a inserção deste profissional no mercado de trabalho.
pesquisa.Sendo indiscutível a importância de um sistema de acompanhamento de egressos, já que se pode considerá-lo sob os objetivos expostos, faz-se necessário pensar no sistema como um conjunto de ações compatíveis com a capacidade de execução da Instituição. Para a obtenção de dados anuais das turmas formadasa Coordenação
do Curso busca manter o cadastro de cada egresso atualizado. Essa conferência e atualização de dados pessoais, objetiva viabilizar o contato com o egresso. Através de correio-eletrônico, anualmente, a secretaria do curso solicita a atualização do cadastro, no qual, através de campos específicos, é possível averiguar se o egresso trabalha em atividade que possa ser classificada como da área, quantos estão trabalhando em outras áreas e quem não está trabalhando. Esse mesmo instrumento de cadastro e entrevista pergunta sobre quem está cursando outra graduação, especialização/pósgraduação ou tem planos de vir a fazê-lo. Para os solicitados, que aceitarem o convite, aplica-se outro instrumento de caráter qualitativo, consistindo de uma entrevista formada por quatro blocos de questões definidos pelos seguintes conteúdos gerais:
1) identificação de atuação do profissional na sua área e das características do trabalho realizado nessa;
2) atualização, pós-graduação e educação continuada;
3) busca e convivência com a área tanto pela atualização através de livros, como pela participação em associações e grupos de classe ou classes afins;
4) análises de como a formação acadêmica contribuiu para facilitar a inserção deste profissional no mercado de trabalho.
Matriz Curricular
1º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
10790131 | CONSERVAÇÃO PREVENTIVA I | Obrigatória | 4 | 60 |
10790132 | HISTÓRIA E TEORIA DA CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
10790077 | INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM PATRIMÔNIO CULTURAL | Obrigatória | 4 | 60 |
10790078 | METODOLOGIA, MATERIAIS E TÉCNICAS PARA CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
10790130 | QUÍMICA APLICADA À CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO I | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
10790134 | CONSERVAÇÃO PREVENTIVA II10790131 - CONSERVAÇÃO PREVENTIVA I | Obrigatória | 4 | 60 |
10790003 | HISTÓRIA DA ARTE I | Obrigatória | 4 | 60 |
10790101 | MATERIAIS E TÉCNICAS I | Obrigatória | 4 | 60 |
10790133 | MÉTODOS, EXAMES E ANÁLISE DE MATERIAIS | Obrigatória | 4 | 60 |
10790135 | QUÍMICA APLICADA À CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO II10790130 - QUÍMICA APLICADA À CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO I | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
10790137 | CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE PAPEL I10790132 - HISTÓRIA E TEORIA DA CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO10790078 - METODOLOGIA, MATERIAIS E TÉCNICAS PARA CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
10790136 | CONSERVAÇÃO PREVENTIVA III10790131 - CONSERVAÇÃO PREVENTIVA I | Obrigatória | 4 | 60 |
10790106 | DOCUMENTAÇÃO E REGISTRO APLICADOS À CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
10790006 | HISTÓRIA DA ARTE II | Obrigatória | 4 | 60 |
10790104 | MATERIAIS E TÉCNICAS II | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
10790139 | CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE MADEIRA I10790132 - HISTÓRIA E TEORIA DA CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO10790078 - METODOLOGIA, MATERIAIS E TÉCNICAS PARA CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
10790138 | CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE PAPEL II10790137 - CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE PAPEL I | Obrigatória | 8 | 120 |
10790055 | ICONOLOGIA E ICONOGRAFIA | Obrigatória | 4 | 60 |
10790107 | MATERIAIS E TÉCNICAS III | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
10790141 | CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE MADEIRA II10790139 - CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE MADEIRA I | Obrigatória | 8 | 120 |
10790142 | CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE PINTURA I10790132 - HISTÓRIA E TEORIA DA CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO10790078 - METODOLOGIA, MATERIAIS E TÉCNICAS PARA CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO10790104 - MATERIAIS E TÉCNICAS II | Obrigatória | 4 | 60 |
10790140 | HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL | Obrigatória | 4 | 60 |
10790143 | SEMINÁRIO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
10790144 | CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE PINTURA II10790142 - CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE PINTURA I | Obrigatória | 8 | 120 |
10790145 | GESTÃO DO PATRIMÔNIO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE PRESERVAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
10790127 | METODOLOGIA DE PESQUISA | Obrigatória | 4 | 60 |
7º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
10790146 | SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO10790127 - METODOLOGIA DE PESQUISA | Obrigatória | 8 | 120 |
Complementares
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
10790160 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 20 | 300 |
Optativas
Optativas
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
10790161 | SEMINÁRIOS DE ESTUDOS DIRIGIDOS I | Optativa | 4 | 60 |
10790162 | SEMINÁRIOS DE ESTUDOS DIRIGIDOS II | Optativa | 4 | 60 |
10790163 | SEMINÁRIOS DE ESTUDOS DIRIGIDOS III | Optativa | 4 | 60 |
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 1065
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10790003 - HISTÓRIA DA ARTE IProfessor responsável pela turma: ROBERTO HEIDEN Horários
| T1 | 54 | 25 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10790055 - ICONOLOGIA E ICONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: RITA JULIANA SOARES POLONI Horários
| T1 | 31 | 21 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10790127 - METODOLOGIA DE PESQUISAProfessor responsável pela turma: FRANCISCA FERREIRA MICHELON Horários
| M1 | 35 | 34 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10790001 - TÉCNICAS DE MOLDAGEMProfessor responsável pela turma: KAREN VELLEDA CALDAS Horários
| M1 | 15 | 15 |
Versão do Currículo: 1066
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10790003 - HISTÓRIA DA ARTE IProfessor responsável pela turma: ROBERTO HEIDEN Horários
| T1 | 54 | 25 | ||||||
10790101 - MATERIAIS E TÉCNICAS IProfessor Regente: ANNELISE COSTA MONTONE Professor responsável pela turma: KAREN VELLEDA CALDAS Horários
| M1 | 24 | 20 | ||||||
10790101 - MATERIAIS E TÉCNICAS IProfessor responsável pela turma: KAREN VELLEDA CALDAS Horários
| M2 | 24 | 9 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10790055 - ICONOLOGIA E ICONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: RITA JULIANA SOARES POLONI Horários
| T1 | 31 | 21 | ||||||
10790107 - MATERIAIS E TÉCNICAS IIIProfessor responsável pela turma: ROBERTO HEIDEN Horários
| M1 | 40 | 28 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10790127 - METODOLOGIA DE PESQUISAProfessor responsável pela turma: FRANCISCA FERREIRA MICHELON Horários
| M1 | 35 | 34 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. |
---|---|---|---|
10790115 - ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIOProfessor responsável pela turma: ANDREA LACERDA BACHETTINI Professor Regente: ANNELISE COSTA MONTONE | P1 | 10 | 3 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10790123 - INTRODUÇÃO A CONSERVAÇÃO DE FOTOGRAFIASProfessor responsável pela turma: FRANCISCA FERREIRA MICHELON Horários
| M1 | 10 | 9 | ||||||
10790001 - TÉCNICAS DE MOLDAGEMProfessor responsável pela turma: KAREN VELLEDA CALDAS Horários
| M1 | 15 | 15 |
Versão do Currículo: 1171 (ATUAL)
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10790130 - QUÍMICA APLICADA À CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO IProfessor responsável pela turma: Bruno da Silveira Noremberg Horários
| M2 | 20 | 9 |
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10790134 - CONSERVAÇÃO PREVENTIVA IIProfessor responsável pela turma: ANNELISE COSTA MONTONE Horários
| M1 | 28 | 18 | ||||||
10790003 - HISTÓRIA DA ARTE IProfessor responsável pela turma: ROBERTO HEIDEN Horários
| T1 | 54 | 25 | ||||||
10790101 - MATERIAIS E TÉCNICAS IProfessor Regente: ANNELISE COSTA MONTONE Professor responsável pela turma: KAREN VELLEDA CALDAS Horários
| M1 | 24 | 20 | ||||||
10790101 - MATERIAIS E TÉCNICAS IProfessor responsável pela turma: KAREN VELLEDA CALDAS Horários
| M2 | 24 | 9 | ||||||
10790133 - MÉTODOS, EXAMES E ANÁLISE DE MATERIAISProfessor responsável pela turma: Bruno da Silveira Noremberg Horários
| M1 | 26 | 24 | ||||||
10790133 - MÉTODOS, EXAMES E ANÁLISE DE MATERIAISProfessor responsável pela turma: Bruno da Silveira Noremberg Horários
| M2 | 26 | 5 | ||||||
10790135 - QUÍMICA APLICADA À CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO IIProfessor responsável pela turma: Bruno da Silveira Noremberg Horários
| M1 | 21 | 18 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10790139 - CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE MADEIRA IProfessor responsável pela turma: DANIELE BALTZ DA FONSECA Horários
| M1 | 16 | 16 | ||||||
10790139 - CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE MADEIRA IProfessor responsável pela turma: DANIELE BALTZ DA FONSECA Horários
| M2 | 15 | 7 | ||||||
10790138 - CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE PAPEL IIProfessor responsável pela turma: SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI Professor Regente: MIRELLA MORAES DE BORBA Horários
| M1 | 13 | 11 | ||||||
10790138 - CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE PAPEL IIProfessor responsável pela turma: SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI Professor Regente: MIRELLA MORAES DE BORBA Horários
| M2 | 12 | 10 | ||||||
10790055 - ICONOLOGIA E ICONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: RITA JULIANA SOARES POLONI Horários
| T1 | 31 | 21 | ||||||
10790107 - MATERIAIS E TÉCNICAS IIIProfessor responsável pela turma: ROBERTO HEIDEN Horários
| M1 | 40 | 28 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10790144 - CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE PINTURA IIProfessor responsável pela turma: ANDREA LACERDA BACHETTINI Horários
| M1 | 15 | 13 | ||||||
10790144 - CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE PINTURA IIProfessor responsável pela turma: ANDREA LACERDA BACHETTINI Horários
| M2 | 15 | 9 | ||||||
10790145 - GESTÃO DO PATRIMÔNIO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE PRESERVAÇÃOProfessor responsável pela turma: Juliane Conceição Primon Serres Horários
| T1 | 35 | 27 | ||||||
10790127 - METODOLOGIA DE PESQUISAProfessor responsável pela turma: FRANCISCA FERREIRA MICHELON Horários
| M1 | 35 | 34 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. |
---|---|---|---|
10790146 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: ANDREA LACERDA BACHETTINI | P1 | 2 | 2 |
10790146 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO | P10 | 2 | 1 |
10790146 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: ANNELISE COSTA MONTONE | P2 | 2 | 1 |
10790146 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: DANIELE BALTZ DA FONSECA | P3 | 3 | 3 |
10790146 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO | P4 | 2 | 0 |
10790146 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO | P5 | 2 | 1 |
10790146 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO | P6 | 2 | 1 |
10790146 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI | P7 | 2 | 1 |
10790146 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO | P8 | 2 | 0 |
10790146 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: Bruno da Silveira Noremberg | P9 | 2 | 1 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10790123 - INTRODUÇÃO A CONSERVAÇÃO DE FOTOGRAFIASProfessor responsável pela turma: FRANCISCA FERREIRA MICHELON Horários
| M1 | 10 | 9 | ||||||
10790154 - SEMINÁRIO TEMÁTICO IProfessor responsável pela turma: ROBERTO HEIDEN Horários
| M1 | 30 | 10 | ||||||
10790155 - SEMINÁRIO TEMÁTICO IIProfessor responsável pela turma: MIRELLA MORAES DE BORBA Horários
| M1 | 11 | 10 | ||||||
10790001 - TÉCNICAS DE MOLDAGEMProfessor responsável pela turma: KAREN VELLEDA CALDAS Horários
| M1 | 15 | 15 |
Alunos Matriculados
Name | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
Andreza Kerstner das Neves | 2024 | 2 |
Bruno da Silveira Noremberg | 2024 | 2 |
Camila Martineli Costa | 2024 | 2 |
Carolina Maia Martins da Silva | 2024 | 2 |
CLAUDIA CAMPOS RIBEIRO | 2024 | 2 |
Léa Beatriz Silva de Lima | 2024 | 2 |
Levi Figueiró Faria | 2024 | 2 |
Marcia Branco Gomes | 2024 | 2 |
Milene dos Santos de Bon | 2024 | 2 |
Simone Centeno Rosales | 2024 | 2 |
Waldo Antonio de Oliveira Gouveia | 2024 | 2 |
ANA BEATRIZ QUIROZ RODRIGUES | 2024 | 1 |
ANA CAROLINA DE SOUZA CRUZ | 2024 | 1 |
Ana Paula Machado Porto | 2024 | 1 |
ANNE ELISE PREVIDI DOTAF | 2024 | 1 |
CARIANE DA SILVA | 2024 | 1 |
CHRISTIAN LOPES FERREIRA | 2024 | 1 |
Daniele Silva Oliveira | 2024 | 1 |
DIEGO HARTWIG OLIVEIRA | 2024 | 1 |
JOAO BATISTA AZAMBUJA BURGUEZ | 2024 | 1 |
JONAS DE ALMEIDA NEU | 2024 | 1 |
Lara Freitas de Oliveira | 2024 | 1 |
LAUREANO LUIS DE ALMEIDA BITTENCOURT | 2024 | 1 |
LIZIANE LOPES BRAGA | 2024 | 1 |
LUIS ALBERTO COSTA DOS SANTOS | 2024 | 1 |
MARIA EDUARDA VENTURA DE SOUZA | 2024 | 1 |
MARIANA PEDROZA BENITEZ | 2024 | 1 |
MARIANE D´AVILA ROSENTHAL | 2024 | 1 |
Renata Peixoto Eid | 2024 | 1 |
VERONICA RANGEL XAVIER SILVA | 2024 | 1 |
EDUARDA GABRIELA AGRELLO AVILA | 2023 | 2 |
Gabriela Fonseca Duarte | 2023 | 2 |
Lucas de Souza Lima Pereira | 2023 | 2 |
ALESSANDRA SAMARA BERNARDINO DOS SANTOS | 2023 | 1 |
ANA BEATRIZ MOREIRA DE LIMA | 2023 | 1 |
BERNARDO MONDEK MALIGERI | 2023 | 1 |
CARINE DA SILVA PEREIRA | 2023 | 1 |
CAROLINE RODRIGUES BORRAZ | 2023 | 1 |
CIRO JACQUES SILVEIRA NETTO | 2023 | 1 |
Daniele Silva Oliveira | 2023 | 1 |
EDIMILSON VIANNA DOS SANTOS | 2023 | 1 |
GESSICA FABIANA DE SOUZA DORNELLES | 2023 | 1 |
HENRIQUE PORTO BURGUEZ | 2023 | 1 |
JERUSA PIRES POZZADA | 2023 | 1 |
JOYCE FREITAS SOUSA | 2023 | 1 |
KETLIN VITORIA MENEGUSSE | 2023 | 1 |
Mariana Pasetto Corrêa | 2023 | 1 |
PAULO RENATO MACHADO HARTWIG | 2023 | 1 |
PAULO ROBERTO MADRUGA BASTOS | 2023 | 1 |
SAYWA YOLANDA ALMARAZ FLORES | 2023 | 1 |
SÉRGIO ROBERTO COSTA PACHECO | 2023 | 1 |
ALINE DUVAL DA CUNHA | 2022 | 2 |
AMANDA FERREIRA DE GONÇALVES | 2022 | 2 |
Andreia Salvadori | 2022 | 2 |
CLÁUDIA BEATRIZ BENTO PIRES | 2022 | 2 |
DANIELA GONÇALVES ENTIAUSPE | 2022 | 2 |
FERNANDA RAMOS SILVEIRA | 2022 | 2 |
ISRAEL MATIAS COUTINHO | 2022 | 2 |
MARISTELA ZLUHAN FENZKE | 2022 | 2 |
PATRÍCIA LETTNINN TORRES | 2022 | 2 |
RICARDO LUIS OLIVEIRA TIMM | 2022 | 2 |
ROSELI PEREIRA CONCEICAO | 2022 | 2 |
AIRTON CARPINTER MOREIRA | 2022 | 1 |
ANNA LUISA ORTEGA DE FREITAS | 2022 | 1 |
CAROLINE ROSAS D AVILA | 2022 | 1 |
CLAUDIA CARLA AVILA RODRIGUES | 2022 | 1 |
DANIELLE CORREA DE CASTRO | 2022 | 1 |
DEBORA DA SILVA OLIVEIRA | 2022 | 1 |
ELISABETE DA COSTA LEAL | 2022 | 1 |
EMANOELE MARQUES SOUZA | 2022 | 1 |
GILSON CANDIDO DOS SANTOS BREM | 2022 | 1 |
GIOVANI RODRIGUES ROLIM | 2022 | 1 |
GISLAINE MOTA LESSA | 2022 | 1 |
ISADORA DELGADO MELCHEQUE DE AVILA | 2022 | 1 |
JOSÉ LUÍS JESUS DA CUNHA JÚNIOR | 2022 | 1 |
JULLIEINNY MACHADO SEDREZ | 2022 | 1 |
LILIA WALTZER RODRIGUES | 2022 | 1 |
MARGALIS MENEZES BURGUÊZ | 2022 | 1 |
MARIA CELOI DA SILVA VOLZ | 2022 | 1 |
MORGANA RIVA | 2022 | 1 |
NATHALIA DA SILVA BENITO | 2022 | 1 |
PAOLA LOUREIRO ROTTER | 2022 | 1 |
ROSÂNGELA OXLEY MICHAEL | 2022 | 1 |
RUBENS IRIGON ATRIB | 2022 | 1 |
SOPHIA BETTINI GOMES | 2022 | 1 |
VITORIA DE OLIVEIRA SOARES | 2022 | 1 |
ANA RITA DA SILVA SCHORN | 2021 | 1 |
ANTONIA JERONIMO ROCHA DA SILVA | 2021 | 1 |
ANTONIO RAMOS DE SANTANA NETO | 2021 | 1 |
HELUANA DA SILVA NERY | 2021 | 1 |
INGRID LAPUENTE CAVALHEIRO | 2021 | 1 |
JENNIFER DA SILVA TAVARES | 2021 | 1 |
JULIA SILVEIRA LESSA | 2021 | 1 |
PRISCILA DOS SANTOS TAVARES | 2021 | 1 |
EDSON RIEDERER FERREIRA | 2020 | 1 |
ELISABETE BARBOSA CARDOSO | 2020 | 1 |
FRANCISCO ARTHUR TAVARES PEREIRA | 2020 | 1 |
IZABELLA CRISTINA DE OLIVEIRA CAVALCANTE | 2020 | 1 |
LUCAS SOUZA BECKER | 2020 | 1 |
LUIZA DA SILVA COUTO | 2020 | 1 |
TEILOR DO CARMO DA SILVA | 2020 | 1 |
ANA PAULA ALBERTON DE MELLO | 2019 | 1 |
ÉRICK PIRES DORNELES | 2019 | 1 |
PAOLA FERREIRA MORAES | 2019 | 1 |
RICARDO CARDOSO CARDOSO | 2019 | 1 |
CLARISSA MARTINS NEUTZLING | 2018 | 2 |
CAMILA BORGES COELHO | 2018 | 1 |
DARLENE VILANOVA SABANY | 2018 | 1 |
FILIPE CASTRO ALVES WESSELY | 2018 | 1 |
EMILY SOUZA DA COSTA | 2017 | 1 |
FERNANDA DA COSTA WACHHOLZ | 2017 | 1 |
LUIZA BARBOSA BRUNELLI | 2017 | 1 |
CAROLINA FERNANDES DE ARAUJO | 2016 | 1 |
Alunos Egressos
Name | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
CONSUELO VAZ ROBE | 2008 | 2011 |
EDUARDO NOBRE MEDEIROS | 2008 | 2011 |
FABIANA BATISTA ALFONSIN | 2008 | 2011 |
FABIO GALLI ALVES | 2008 | 2011 |
GEANINE VARGAS ESCOBAR | 2008 | 2011 |
ISABEL HALFEN DA COSTA TORINO | 2008 | 2011 |
JANAÍNA HUTH MESQUITA | 2008 | 2011 |
JOÃO EDUARDO ABDUCH RODRIGUES | 2008 | 2011 |
KAREN VELLEDA CALDAS | 2008 | 2011 |
LUCIANE PACÍFICO DOS SANTOS MACHADO | 2008 | 2011 |
MARA LÚCIA CARRETT DE VASCONCELOS | 2008 | 2011 |
RICARDO JAEKEL DOS SANTOS | 2008 | 2011 |
SILVANA SALAZAR ARANIBAR | 2008 | 2011 |
VERONICA COFFY BILHALBA DOS SANTOS | 2008 | 2011 |
ANDRÉ LUIZ DE VASCONCELOS MEDEIROS | 2009 | 2012 |
ANGELA MARINA MACALOSSI | 2008 | 2012 |
CLAUDIA FONTOURA LACERDA | 2009 | 2012 |
DEIZI RODRIGUES NEUGEBAUER | 2009 | 2012 |
ENILDA MARIA BENEMANN DE ALMEIDA | 2009 | 2012 |
FABIANE RODRIGUES MORAES | 2009 | 2012 |
FLÁVIA SILVA FARO | 2009 | 2012 |
GILSON BARBOZA | 2009 | 2012 |
JULIANA CORRÊA VERGARA | 2009 | 2012 |
LISIANE GASTAL PEREIRA | 2009 | 2012 |
MICHELI MARTINS AFONSO | 2009 | 2012 |
MÍRIAM SILVEIRA CAMPOS | 2009 | 2012 |
PAULA WIENER REISSER | 2008 | 2012 |
ANA PAULA DA ROSA LEAL | 2009 | 2013 |
BÁRBARA MARIA BICHLER BORCK | 2010 | 2013 |
BIANCA SERVI GONÇALVES | 2010 | 2013 |
BRUNA LEMOS LOBATO | 2010 | 2013 |
CAROLINE PEIXOTO PIRES | 2010 | 2013 |
CLÁUDIA DA SILVA NOGUEIRA | 2010 | 2013 |
DAIANE VALADÃO PEREIRA | 2009 | 2013 |
DEGLI MÁRCIA SILVEIRA DE QUEVEDO | 2010 | 2013 |
IGOR DE FREITAS ULGUIM | 2010 | 2013 |
JOANA ANDREA BIELECKI BRAKLING | 2010 | 2013 |
JULIANA BIZARRO CASCAIS | 2010 | 2013 |
MARCELO HANSEN MADAIL | 2009 | 2013 |
MARINA PERFETTO SANES | 2010 | 2013 |
ROSAURA ISQUIERDO ROCHA | 2010 | 2013 |
SUÉLEN NEUBERT | 2010 | 2013 |
ADRIANO KONRATH | 2010 | 2014 |
FABIO BARRETO DA SILVA | 2011 | 2014 |
JENNIFER CAZAUBON DA SILVA | 2010 | 2014 |
LIDIANE AVILA DA SILVA | 2010 | 2014 |
MARA DENISE NIZOLLI RODRIGUES | 2011 | 2014 |
MÁRCIA REGINA RIBEIRO DUTRA | 2011 | 2014 |
MARIA ALICE MATTOZO VASCONCELLOS | 2009 | 2014 |
MARIANA DE ARAUJO ISQUIERDO | 2011 | 2014 |
MELANIA DOS SANTOS CARDOSO VERAS | 2011 | 2014 |
MIRTES LOURDES DALL'OGLIO | 2011 | 2014 |
PABLO DANIEL CAMPOS LÓPEZ | 2009 | 2014 |
ROSANGELA MARIA ORTIZ TORRES | 2012 | 2014 |
TACIANE SILVEIRA SOUZA | 2011 | 2014 |
VALÉRIA MARTINS CARDOSO | 2011 | 2014 |
AMANDA SCATTOLIN | 2011 | 2015 |
CACILDA ARAUJO OLIVEIRA | 2012 | 2015 |
CRISTIANE RODRIGUES DE RODRIGUES | 2012 | 2015 |
DULCE ELENA DIAS DE AVILA | 2012 | 2015 |
Eduarda Peres Vieira | 2012 | 2015 |
EDUARDO OLIVEIRA DE ARAUJO | 2012 | 2015 |
FERNANDO GONÇALVES DUARTE | 2009 | 2015 |
JAIRO HARDTKE KASTER | 2012 | 2015 |
Marta Rosane Possapp Tavares | 2010 | 2015 |
PRISCILLA PINHEIRO LAMPAZZI | 2011 | 2015 |
ROSÂNGELA PEREIRA TAVARES | 2012 | 2015 |
SUZANA RODRIGUES BORGES | 2011 | 2015 |
Vera Regina Cazaubon | 2012 | 2015 |
ANA CAROLINA KOHN BEHLING | 2012 | 2016 |
ANDRESSA BURGUEZ DA SILVA BORBA | 2008 | 2016 |
CLAUDIA MARIA BITENCOURT CARVALHO | 2012 | 2016 |
ELOISA DO CARMO DE OLIVEIRA | 2013 | 2016 |
JULIANA CAVALHEIRO RODRIGHIERO | 2013 | 2016 |
MIRELLA MORAES DE BORBA | 2012 | 2016 |
PAMELA PEREIRA DE PEREIRA | 2013 | 2016 |
Paula de Aguiar Silva Azevedo | 2014 | 2016 |
PAULO ROBERTO FERRAZ | 2013 | 2016 |
SANDRA REJANE CANEZ BORGES | 2008 | 2016 |
SUSANA DOS SANTOS DODE | 2012 | 2016 |
ANA ELISA COUTO MADRUGA | 2013 | 2017 |
ANA PAULA DA SILVA PINHO | 2013 | 2017 |
ANDREA GONÇALVES DOS SANTOS | 2013 | 2017 |
ANDRÉ LUIS MARAGNO | 2014 | 2017 |
CARMEN ANTONIETA CORRÊA FROMMING FERNANDES | 2013 | 2017 |
DIULI DA SILVA PUREZA | 2010 | 2017 |
FÁBIO GONÇALVES ZÜNDLER | 2010 | 2017 |
FERNANDA DA SILVA RODRIGUES | 2014 | 2017 |
JACQUELINE DA SILVA BASILIO | 2014 | 2017 |
JULIA XAVIER BARROS | 2014 | 2017 |
LARISSA RODALES DA FONSECA | 2013 | 2017 |
LINDSAY ROCHA TAVEIRA | 2014 | 2017 |
MARILENE TEREZINHA BURIOL FARINHA | 2013 | 2017 |
SILVIA HELENA BRUM | 2014 | 2017 |
TARSILA COSTA RIZZI | 2013 | 2017 |
BIANCA BARBOSA BANDEIRA | 2010 | 2018 |
IZABEL CAVALHEIRO AMARAL | 2013 | 2018 |
JANICE MACHADO DE CAMPOS | 2011 | 2018 |
LETÍCIA ALVES PEREIRA | 2016 | 2018 |
SIDNEI LOURO JORGE JUNIOR | 2013 | 2018 |
TALES KRÜGER SIEFERT | 2013 | 2018 |
AMANDA RIBEIRO CORRÊA | 2015 | 2019 |
CAROLINE MEGIER MELLER | 2016 | 2019 |
ELISA ELIAS CABETE | 2016 | 2019 |
FRANCIELLE ROSA DOS SANTOS | 2016 | 2019 |
GIOVANA BORGES PERES | 2016 | 2019 |
HELENA AMARAL GUEDES | 2015 | 2019 |
JULIANA IOST DAMASCENO | 2016 | 2019 |
MARIO FERNANDO RAMOS MARQUES | 2015 | 2019 |
MILENE SEQUEIRA ARAÚJO | 2015 | 2019 |
RICARDO COELHO GONÇALVES | 2013 | 2019 |
SANDRA CEDREZ MACEDO OLIVEIRA | 2016 | 2019 |
ISIS FÓFANO GAMA | 2017 | 2020 |
Kerllen Peres Cavalheiro | 2017 | 2020 |
Maria Idalina Ferreira Mendes | 2015 | 2020 |
BEATRIZ FERREIRA MELO | 2017 | 2021 |
BRUNA CRISTINA GENTIL DOS SANTOS | 2017 | 2021 |
CLOVIS JONI DE AVILA MADRUGA | 2014 | 2021 |
JAMILA LIMA MACEDO | 2016 | 2021 |
Luis Ubirajara Nolasco Gonçalves | 2019 | 2021 |
MAIARA ZIEMER CAMERA | 2016 | 2021 |
PÉTRYA BRIÃO BISCHOFF | 2017 | 2021 |
SANDRA REGINA XAVIER CAVALHEIRO | 2017 | 2021 |
ANA CAROLINA FERNANDES DA SILVA | 2018 | 2022 |
CICERO THIAGO DE OLIVEIRA BALTAZAR | 2019 | 2022 |
DANILO CALDEIRA GONÇALVES | 2016 | 2022 |
ENY INACIO MACHADO | 2016 | 2022 |
Leticia Quintana Lopes | 2019 | 2022 |
MAGDA VILLANOVA NUNES | 2019 | 2022 |
MARIANA SCHNEIDER MOYSÉS | 2016 | 2022 |
MARINA RODRIGUES DA SILVA ALVES | 2015 | 2022 |
NATHÂNIA MARIA DA SILVA | 2019 | 2022 |
OLGA GENI PINTO JECK CABRAL | 2019 | 2022 |
OTAVIO OLIVEIRA BOSZCZOVSKI | 2017 | 2022 |
PAMELA KAROW DOS SANTOS | 2019 | 2022 |
PAULA CATARINA BUENO | 2015 | 2022 |
TÁRSIS RODRIGO GRADASCHI DA SILVA | 2018 | 2022 |
TATIANI ALVES RODRIGUES DE ABREU | 2019 | 2022 |
ZARLETE BEATRIZ MACHADO WÜRDIG | 2016 | 2022 |
ADRIANE ABRAÃO TEJADA | 2017 | 2023 |
ALBA INÊZ MACIEL | 2018 | 2023 |
ANA MARIA LACAU DE MACEDO | 2019 | 2023 |
ANDRÉ ALEXANDRE GASPERI | 2019 | 2023 |
CARINA FARIAS FERREIRA | 2018 | 2023 |
CLARA RIBEIRO DO VALE TEIXEIRA | 2018 | 2023 |
Frederico Sampaio Alves | 2019 | 2023 |
HELENA BRAGA FARHAT | 2018 | 2023 |
HUGO LUIZ BARRETO DA SILVA | 2019 | 2023 |
JANAÍNA VERGAS DA SILVA RANGEL | 2018 | 2023 |
MÁRCIO LEANDRO FRAGA DAMACENO | 2019 | 2023 |
MARIA HIASMIM BARBOSA ARAUJO | 2019 | 2023 |
MARIANA PLANTZ DOS SANTOS | 2019 | 2023 |
MÁRI TEREZINHA VAHL MATTHIES | 2018 | 2023 |
NATALIA CORRÊA COUTO | 2016 | 2023 |
NATÁLIA CORREIA SOARES | 2019 | 2023 |
RAYZA ROVEDA ATAIDES | 2018 | 2023 |
RENATA ALMEIDA TELES | 2019 | 2023 |
LUIZA RIBEIRO SANTANA | 2018 | 2024 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
VR | Vaga reservada |
AC | Ampla concorrência |
L01 | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L02 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L05 | Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L06 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L09 | Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L10 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) |
L13 | Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L14 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
Location and contacts
- Rua Almirante Barroso, 1202 Campus II, sala 109 (secretaria)
96010-280 Pelotas, Rio Grande do Sul - Office hours:
segunda a sexta-feira das 15:30 às 21:30 - Secretária Ângela - (53) 32844308
- clique para ver o e-mail