Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA HISTÓRIA
CÓDIGO
10900047
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Disciplina que introduz os discentes nas teorias e metodologias da história, nos debates sobre as categorias de fontes e das relações entre história e antropologia.
Objectives
Objetivo Geral:
Introduzir o aluno nas metodologias de pesquisa histórica, por meio da análise das principais correntes teóricas, das discussões sobre o que é História e sua cientificidade e suas relações com a antropologia e a arqueologia.Conteúdo Programático
-Os diferentes sentidos da palavra "História"
-A institucionalização da História na Academia
-História e mercado de trabalho
- O desenvolvimento do saber histórico
- As Fontes Históricas
- História, Antropologia e Arqueologia
-A institucionalização da História na Academia
-História e mercado de trabalho
- O desenvolvimento do saber histórico
- As Fontes Históricas
- História, Antropologia e Arqueologia
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOURDÉ, Guy, MARTIN, Hervé. As escolas históricas. [Mira-Sintra]: Europa-América, 1990.
- FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. São Paulo: Edusc, 1998.
- DOSSE, François. A História em migalhas: dos Annales à nova história. Campinas: Editora da Unicamp, 1992.
- BURKE, Peter. A Escola dos Annales, 1929-1989. São Paulo: Editora da Unesp, 1991.
- ANDERSON, Perry. A crise da crise do marxismo. São Paulo: Brasiliense, 1984.
- ANDERSON, Perry. Considerações sobre o marxismo ocidental. Porto: Afrontamento, s/d.
- MICELI, Sérgio (org.) História das Ciências Sociais no Brasil. Vol. 1. São Paulo: Vértice, 1989.
- FICO, Carlos, POLITO, Ronald. A História no Brasil (1980-1989). Ouro Preto: Editora da UFOP, 1992 (vol.1).
- GUAZZELLI, Cesar Augusto Barcellos, PETERSEN, Sílvia Regina Ferraz, SCHMIDT, Benito Bisso, XAVIER, Regina Célia Lima (orgs.). Questões de teoria e metodologia de História. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000.
- WHITE, Hayden. Meta-história: a imaginação histórica do século XIX. São Paulo: Edusp, 1992.
Bibliografia Complementar:
- BESSELAAR, José Van Den . Introdução aos estudos históricos. São Paulo: EPU, 1979.
- BLOCH, Marc. Apologia da História: ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
- BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a História. São Paulo: Perspectiva, 1992.
- BRAUDEL, Fernand. Reflexões sobre a História. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
- BURGUIÈRE, André (org.). Dicionário das Ciências Históricas. Rio de Janeiro: Imago, 1993.
- CHESNEUAX, Jean. Devemos fazer tábula rasa do passado? São Paulo: Ática, 1995.
- CORETH, Emerich. Questões fundamentais de hermenêutica. São Paulo: EPU/Edusp, 1973.
- DIEHL, Astor Antônio. Do Método Histórico. Passo Fundo: Ediupf, 1997.
- FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. Bauru: Edusc, 1998.
- FONTANA, Josep. Introdução ao estudo da História Geral. Bauru: Edusc, 2000.