Nome da Atividade
O LIVRO DIDÁTICO E SEU CIRCUITO: PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO
CÓDIGO
10900093
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

a disciplina dará ênfase aos estudos históricos desenvolvidos acerca dos livros didáticos, nas suas variadas dimensões - produção, circulação e recepção -. Sendo problematizado, em especial, o livro didático de História enquanto instrumento pedagógico, suporte curricular, veículo de um sistema de valores, e mercadoria editorial.

Objectives

Objetivo Geral:

- Compreender e problematiza o livro didático em seus diferentes aspectos: produção, circulação e usos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARMBRUST, Tânia Dagmar Berner. Argumentação nos PCN e em livros didáticos: um estudo transversal de teoria e prática. Pelotas, 2005. 50f. TCCP (Especialização em Leitura e Produção Textual) - Instituto de Letras e Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2005. Número de chamada: M1066 (BCS) CHOPPIN, Alain. O Historiador e o Livro Escolar. História da Educação. ASPHE/FaE/UFPel. Pelotas (11): 5-24, Abril, 2002. (disponível na internet). CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, set./dez. 2004. (disponível na internet) HOFLING, Eloisa de Mattos. A concepção de cidadania veiculada em livros didáticos de estudos sociais do 1. grau. Campinas, 1981. Número de chamada: T0004D (BCS) ROSA, FGMG. Os primórdios da inserção do livro no Brasil. In PORTO, CM., org. Difusão e cultura científica: alguns recortes [online]. Salvador: EDUFBA, 2009. pp. 75-92. ISBN 978-85-2320-912-4. Available from SciELO Books

Bibliografia Complementar:

  • BITTENCOURT, Circe. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008. CHOPPIN, Alain. O manual escolar: uma falsa evidência histórica. História da Educação, Pelotas, RS, v. 13, n. 27 p. 9-75, jan/abr. 2009. (disponível na internet) MOLINA, Olga. Avaliação da inteligibilidade de livros didáticos de 1. e 2. graus por meio da técnica cloze. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1984. 185 p. Número de chamada: 371.32 M722a (BCS) NOSELLA, Maria de Lourdes Chagas Deiro. As belas mentiras: a ideologia subjacente aos textos didáticos. 5. ed. São Paulo: Moraes, 1981. 239 p. Número de chamada: 371.32 N897b 5.ed. (BCS) SAMPAIO, Francisco Azevedo de Arruda. Com a palavra, o autor: em nossa defesa : um elogio a importância e uma crítica as limitações do Programa Nacional do Livro Didatico. São Paulo: Editora Sarandi, 2010. 432 p. ISBN 9788599018682 Número de chamada: 371.320981 S192c (BCS)

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