Nome da Atividade
INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE FÍSICA
CÓDIGO
11090083
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Análise de artigos, dissertações e teses sobre pesquisa no Ensino de Física. Estrutura de projetos de pesquisa. Pesquisa quantitativa e qualitativa no Ensino de Física. Comunicação da Pesquisa. Ética na pesquisa social.
Objectives
Objetivo Geral:
Fornecer subsídios para ação investigativa dos futuros professores de Física, procurando mostrar a importância do professor-pesquisador na sala de aula e da possibilidade de ação transformadora com relação às demandas sociais, tais com meio ambiente, diversidade e inclusão.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ROSA, Paulo Ricardo da Silva. Uma introdução à pesquisa qualitativa em ensino de Ciências. Campo Grande: UFMS, 2013. 172 p. Recurso online.
- LUDKE, Menga. Pesquisa em educação abordagens qualitativas. 2. Rio de Janeiro E.P.U. 2013. Recurso online.
- MOREIRA, M. A. Pesquisa em ensino: aspectos metodológicos e referenciais teóricos à luz do vê epistemológico de Gowin. São Paulo: EPU, 1990. 94 p.
Bibliografia Complementar:
- FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3ª Edição Revisada. São Paulo: Autores Associados, 2012. 228p.
- DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1997. 120 p.
- GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 6ª edição. Grupo GEN, 2017. Recurso online.
- THIOLLENT, Michel. Action research and participatory research: an overview. International Journal of Action Research, v. 7, n. 2, p.160-174, 2011. Disponível em: https://web-b-ebscohost.ez66.periodicos.capes.gov.br/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=3&sid=fd730373-383c- 4325-8918-ad01747ff756%40sessionmgr102. Acesso em: 28 set. 2021.
- THIOLLENT, Michel Jean Marie; COLETTE, Maria Madalena. Pesquisa-ação, Universidade e sociedade. Revista Mbote, v. 1, n. 1, p. 42-66, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/mbote/issue/view/498. Acesso em: 05 set. 2021.
- SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA. Revista Brasileira de Ensino de Física. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/. Acesso em: 03 set. 2021.
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica. Acesso em: 03 set. 2021.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T99 | 2024 / 2 | 1 | 1 |
Física (Licenciatura) Horários
|
RAFAEL CAVAGNOLI Professor responsável pela turma |
||||||
T1 | 2024 / 2 | 3 | 2 |
Física (Licenciatura) Horários
|
RAFAEL CAVAGNOLI Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE FÍSICA | Física (Licenciatura) |