Nome da Atividade
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA II
CÓDIGO
11090108
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
3

Ementa

Elaboração, execução e avaliação de um projeto de extensão para atuação na Educação Básica, onde são utilizados os referenciais teóricos/pedagógicos da área de Ensino de Física. Componente curricular vinculado ao “Programa de Integralização da Extensão dos Cursos de Graduação do IFM” (código COCEPE 421).

Objectives

Objetivo Geral:

Contribuir para a formação do licenciando, colocando o professor em formação em uma atividade didática junto às escolas de Ensino Básico através de um projeto de extensão elaborado, executado e avaliado pelos próprios professores em formação sob a supervisão do professor da disciplina.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ÁLVARES, Beatriz Alvarenga; LUZ, Antônio Máximo Ribeiro da. Curso de física, 2v, São Paulo: Scipione, 2006.
  • MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de aprendizagem. 3. Rio de Janeiro: LTC, 2021. Recurso online
  • GARNIER, Catherine; BEDNARZ, Nadine; ULANOVSKAYA, Irina (org.). Após Vygotsky e Piaget: Perspectivas social e construtivista, escolas russa e ocidental. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. 233 p.

Bibliografia Complementar:

  • VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 496 p. (Textos de Psicologia), 2010.
  • HALLIDAY, David. Fundamentos de física, v.1 mecânica. 10. São Paulo: LTC, 2016. Recurso online.
  • HALLIDAY, David. Fundamentos de fìsica, v.2 gravitação, ondas e termodinâmica. 10. Rio de Janeiro: LTC, 2016. Recurso online
  • REGO, Teresa Cristina (Org.). Lev Vigotski: precursor da teoria histórico-cultural: a importância da cultura e da linguagem na constituição do psiquismo. São Paulo: Segmento, 2018. 142 p. (História da pedagogia; 2).
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF), v. 21. n. Especial. Florianópolis: UFSC. 2004. ISSN 1677 2334. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/issue/view/1140. Acesso em: 11 out. 2022.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA II Física (Licenciatura)

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