Nome da Atividade
PROJETOS EM ENSINO DE QUÍMICA
CÓDIGO
12000432
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Histórico da área de conhecimento Educação em Química. Orientações e diretrizes nacionais e a implicação na atuação profissional. Análise dos diferentes modelos e proposições curriculares como possibilidades para o ensino de química, tendo como base a elaboração de Projetos de Ensino. Interdisciplinaridade e contextualização em propostas curriculares.

Objectives

Objetivo Geral:

GERAL:
Refletir sobre as necessidades e as possibilidades de ensinar química partindo de uma análise dos diferentes modelos e proposições curriculares e desenvolver o planejamento de projetos de ensino de química.
ESPECÍFICOS:
- Fazer uma revisão histórica sobre as construções curriculares e discutir proposições atuais, como a Base Nacional Comum Curricular e suas implicações nas determinações curriculares à formação de professores.
- Relacionar e (re)conhecer as diversas construções curriculares na forma de Projetos de Ensino.
- Identificar necessidades e possibilidades para o ensino de química, considerando eixos temáticos e estruturantes para a organização dos conteúdos.
- Analisar recursos didáticos, sua validação e utilização no universo escolar, especialmente considerando a diversidade e a proposição de práticas contextuais e interdisciplinares.
- Planejar, discutir e propor projetos de ensino de química para a educação básica.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • 1. REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. Sociedade Brasileira de Química. São Paulo: SBQ... Disponível em http://qnesc.sbq.org.br.
  • 2. SANTOS, Widson Luiz P.; SCHNETZLER, Roseli P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2010.
  • 3. SANTOS, Wildson L. P.; MALDANER, Otávio A. Ensino de química em foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • 1. BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais - Ensino Médio: Brasília: MEC/SEB, 2012.
  • 2. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em 27 de outubro de 2020.
  • 3. BRASIL. Parecer CNE/CP nº 22/2019, aprovado em 7 de novembro de 2019 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Brasília: MEC, 2019.
  • 4. ECHEVERRIA, Agustina Rosa; ZANON, Lenir Basso (Org.). Formação superior em química no Brasil: práticas e fundamentos curriculares. Ijuí: UNIJUÍ, 2010. 272 p.
  • 5. Revista Investigações em Ensino de Ciências.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PROJETOS DE ENSINO DE QUÍMICA Química (Licenciatura)

Page generated on 2024-11-22 23:44:41 (query took 0.112211s)