Nome da Atividade
METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA
CÓDIGO
12000448
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A importância da pesquisa educacional no ensino e na formação docente. A pesquisa qualitativa em educação. Introdução a metodologias de pesquisa e instrumentos de coleta e análise de dados. Construção e desenvolvimento de um projeto de pesquisa. Elaboração de texto e socialização da pesquisa.

Objectives

Objetivo Geral:

GERAL:
Construir e socializar um projeto de investigação na área de Educação Química, considerando a definição do problema; os objetivos; a fundamentação teórica; os instrumentos de coleta e análise de dados.

ESPECÍFICOS:
- Identificar as principais características da pesquisa qualitativa em educação.
- Reconhecer a pesquisa em Educação Química como um campo de pesquisa da área de Química e de Ensino. Relacionar a natureza das pesquisas em Educação Química com aspectos que envolvem a formação docente e os processos de ensino e de aprendizagem em Ciências/Química.
- Incentivar a realização de pesquisas sobre a educação escolar e sua relação com educação ambiental, educação
para a saúde, ética na educação, educação e inclusão, entre outros.
- Executar etapas de iniciação à pesquisa educacional em Química: definição do problema; objetivos; fundamentação teórica; instrumentos de coleta e análise de dados; organização e redação de resultados; e comunicação e exposição à crítica construtiva.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • 1. LUDKE, Menga; ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E. P. U., 2017. 112 p.
  • 2. MORAES, Roque; LIMA, Valderez. (Orgs.) Pesquisa em Sala de Aula. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
  • 3. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2015.

Bibliografia Complementar:

  • 1. BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
  • 2. Revista Ciência & Educação
  • 3. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Rio de Janeiro Atlas 2017. Recurso online.
  • 4. MORAES, Roque. Análise textual discursiva. Ijuí Unijuí 2020. recurso online
  • 5. SANTOS, Flávia M. T.; GRECA, Ileana, M (Orgs.). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Unijuí, 2007.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA Química (Licenciatura)

Page generated on 2024-11-23 00:09:31 (query took 0.121598s)