Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
CÓDIGO
12000449
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Planejamento de aulas. Regência de classe em química no ensino médio. A formação do professor/pesquisador, na reflexão sobre a prática, a exemplo da melhor compreensão sobre: a realidade da escola e da diversidade de sujeitos; o processo de ensino e de aprendizagem; a linguagem; o papel do professor e da Química. Reflexões teóricas e práticas sobre o estágio supervisionado, com compreensão da sua importância à formação docente. Elaboração de relatório do estágio de regência e sua comunicação. Componente curricular vinculado ao Projeto de Extensão: “Professores de Química em formação com e na comunidade escolar” (código 3827).
Objectives
Objetivo Geral:
GERAL:Realizar estágio supervisionado em instituição de Ensino Médio, planejando, executando e avaliando intervenções didáticas em aulas de Química, sob orientação de professor da universidade e supervisão de professor da escola.
ESPECÍFICOS:
- Planejar e desenvolver atividades de ensino de Química e, sempre que possível, utilizar-se de alternativas metodológicas diversificadas.
- Desenvolver competências e habilidades para melhorar o desempenho de práticas escolares durante e após o estágio de regência.
- Planejar, executar e avaliar atividades de laboratório para alunos de Ensino Médio, sob a supervisão de professor
da escola.
- Planejar, em conjunto com o professor da escola e dos orientadores de estágio, as atividades para a regência de classe.
- Desenvolver ações com o desenvolvimento de aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais, destacando o respeito aos direitos humanos, à diversidade e à inclusão no processo de ensino.
- Elaborar o relatório de Estágio com relatos e reflexões teóricas sobre a realidade da sala de aula e do contexto escolar, melhorando compreensões e ações sobre e na prática escolar.
- Socializar, com apresentação de relato e análise crítica, a prática de estágio supervisionado.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- 1. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.
- 2. SACRISTÁN, J. Gimeno. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArtMed, 2011. Recurso online.
- 3. SANTOS, Wildson L.; MALDANER, Otavio A. (Orgs.) Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, 2010.
Bibliografia Complementar:
- 1. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília: MEC, 2018.
- 2. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Brasília: MEC, 1996.
- 3. BRASIL. Parecer CNE/CP nº 22/2019, aprovado em 7 de novembro de 2019 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Brasília: MEC, 2019.
- 4. MALDANER, Otavio Aloisio. A formação inicial e continuada de professores de química professores/pesquisadores. Ijuí Unijuí 2013. recurso online.
- 5. PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2012.
- 6. Revista Química Nova na Escola. Sociedade Brasileira de Química. Acessível em: http://qnesc.sbq.org.br.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV | Química (Licenciatura) |