Nome da Atividade
				ESPORTES INCLUSIVOS NA ESCOLA
				CÓDIGO
				13380170
				Carga Horária
				30 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Estudo das modalidades esportivas adaptadas e paralímpicas. Classificação funcional, regulamento e pontuação das modalidades paralímpicas. Benefícios da prática esportiva aos participantes. Contribuição da prática esportiva no processo de inclusão
das pessoas com deficiência na escola. Adaptação dos esportes paralímpicos na realidade da escola. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino dos esportes adaptados. Modalidades do esporte adaptado e paralímpico possíveis de serem adaptados na escola.
					das pessoas com deficiência na escola. Adaptação dos esportes paralímpicos na realidade da escola. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino dos esportes adaptados. Modalidades do esporte adaptado e paralímpico possíveis de serem adaptados na escola.
Objetivos
Objetivo Geral:
Entender o esporte adaptado e paralímpico como componente da educação física escolar, como instrumento de inclusão social e resgate da cidadania. Conhecer as abordagens no Brasil do esporte adaptado e paralímpico. Conhecer e aplicar metodologias para o desenvolvimento do paradesporto na escola. Planejar e ministrar atividades para pessoas com deficiência.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CASTRO, E. M. Atividade Física adaptada. São Paulo: TECMED, 2006.
- GORGATTI, M. G.; DA COSTA, R. F. Atividade Física Adaptada, qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 2.ed. rev. Barueri, São Paulo: Manole, 2008.
- MARQUES, R.; GUTIERREZ, G. O esporte paralímpico no Brasil: profissionalismo, administração e classificação de Atletas. São Paulo: Phorte, 2014.
Bibliografia Complementar:
- BONFIM, R. V. Educação Física e a criança com síndrome de down: algumas considerações. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.
- FONSECA, V. Educação especial: programa de estimulação precoce: uma introdução às idéias de Feurstein. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 1995.
- JOSEPH, P. Educação Física e esportes adaptados. São Paulo: Manole, 2002
- MELLO, M. T.; WINCKLER, C. Esporte paralímpico. São Paulo: Atheneu, 2012
- WINNICK, J. P. Educação Física e esportes adaptados. São Paulo: Manole, 2002.
Turmas Ofertadas
| Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| M1 | 2025 / 2 | 25 | 14 | Educação Física  (Licenciatura - Noturno)  Horários 
 | THABATA VIVIANE BRANDAO GOMES Professor responsável pela turma |