Nome da Atividade
PESQUISA EM EDUCAÇÃO INFANTIL I
CÓDIGO
17350096
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Iniciação à pesquisa educacional na prática pedagógica com crianças de O a 6 anos de idade, investigação do cotidiano institucional de cuidado e educação, discussão teoricamente fundamentada pelos estudos desenvolvidos na disciplina de Estudos do pré-escolar.
Objectives
Objetivo Geral:
Desenvolver o espírito reflexivo e a conduta emancipatória através da pesquisa educacional.Oferecer oportunidade às acadêmicas de vivenciarem a situação de pesquisa qualitativa e participante no contexto da Educação Infantil.
Possibilitar um contexto de planejamento e cooperação educativos junto ao grupo de professores, funcionários, alunos e demais usuários dos serviços prestados pela instituição de Educação Infantil.
Analisar qualitativamente, através de métodos específicos das Ciências Sociais e da Pesquisa Educacional, a dinâmica complexa do ato educativo institucional que integra cuidado e educação de crianças de 0 a 6 anos de idade.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ANDRADE, M. Introdução a metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalho da graduação. São Paulo: Atlas, 1998. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. São Paulo: McGraw Hill, 1993. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciência Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 1995. DEMO, P. Metodologia científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1996. ________ Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 1996. ECO. Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1999. FERRARI, T. A. Metodologia da Pesquisa Científica. São Paulo: McGraw Hill, 1982. GIL, A. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996. ______ Métodos e técnica da pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1996. LUDKE, M. ANDRÉ, M. Pesquisa em ação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1996.